08/04/2017 às 11h46min - Atualizada em 08/04/2017 às 11h46min

Escola Municipal de Leopoldina tem 17 alunos aprovados no Cefet

Foi a escola que mais aprovou alunos no processo seletivo do CEFET desbancando todas as outras, estaduais e municipais, públicas e privadas.

Gino Ribas Meneghitti
Ao adentrar a escola percebo algo diferente, desconfio do silêncio, da ordem e da disciplina. A diretora Wilma Portela Machado e a Supervisora Marilza Ap. Ferreira Duarte Bella me recebem com um sorriso franco, aberto e sincero, e não é para menos. A Escola Municipal Ribeiro Junqueira, por dois anos consecutivos, tem colhido os frutos do esforço e da dedicação de seus profissionais na educação de nossos jovens: este ano foi a escola que mais aprovou alunos no processo seletivo do Cefet, 17 ao todo, desbancando todas as outras, estaduais e municipais, públicas e privadas, segundo relatório emitido pela professora de Artes do Cefet, Renata Lima e Arantes.
Diretora Wilma Portela, vice diretora Giselle Getino, supervisoras do sexto ao nono ano Marilza Bella e Fabiola Zambelli - Foto: Divulgação Escola Municipal Ribeiro Junqueira

Nomes dos alunos aprovados no Cefet
 
Allan Nunes Nascimento, Antônio Gabriel Ferreira Pereira, Bruna Oliveira de Carvalho, Gabriel Morais de Oliveira, Hudson Avila Pereira, João Victor Nicácio Silva, Johnny Rodrigues de Oliveira, Hudson Avila Pereira, Lara Maria Barbosa Marquezini, Layse Monique Pereira Costa, Kawanne de Sousa Maia, Maura Gomes Carvalho, Raphael do Carmo Ribeiro, Ryan Franco Celestino Lamóia, Sabrina de Almeida Andrade, ThaliaZangirolami Rocha e Vitória Maria Hipólito Pires.

 
A reação da direção da escola

O segredo do sucesso foi revelado com muita humildade e simplicidade pela diretora e supervisora que, num bate papo alegre e descontraído, fizeram questão de conferir e dividir todo mérito e honra da escola com seus funcionários e alunos. “Esta conquista envolve a participação de todos os servidores e professores, assim como a participação ativa da família e da comunidade escolar. Formamos uma equipe”. A escola conta com 59 professores, 1002 alunos e 29 auxiliares administrativos, funcionando nos três turnos: manhã (07:00 às 11:15), tarde (12:15 às 16:35) e noite (18:45 às 22:45). A diretora Wilma, além de possuir formação na área de Pedagogia, possui especialização em Gestão. Não por acaso, por 12 anos teve a oportunidade de estar na direção da escola e ocupa o cargo desde 2013, quando foi indicada pelo Poder Executivo. A vocação emitia sinais desde a infância: “desde criança sonhava em ser professora, brincava de dar aula, era apaixonada por isso”, relembra a diretora.
Foto: Divulgação Escola Municipal Ribeiro Junqueira

No histórico da escola constam os seguintes fatos:

“A Escola, anteriormente denominada Escola Estadual Ribeiro Junqueira foi municipalizada na data de 31/01/1998 e sua criação remonta a data de 14/10/1907, por Decreto 2.112 pelo então Governador de Minas Gerais João Pinheiro da Silva e foi inaugurada em 09/03/1908, recebendo o nome de Grupo Escolar de Leopoldina” data em que começou a funcionar num prédio que se localizava na esquina da rua 07 de Setembro com a Rua Tiradentes, parte baixa. A escola funcionou também na rua Lucas Augusto, antigo prédio do Clube Leopoldina, onde atualmente funciona o Colégio Equipe, enquanto construía o prédio, onde atualmente funciona a escola, que ficou pronta em 1924.

A Escola passa a se chamar “Grupo Escolar Ribeiro Junqueira” em homenagem ao Dr. José Monteiro Ribeiro Junqueira, que vendeu o terreno à Prefeitura, conforme escritura datada de 30 de dezembro de 1922.

O primeiro Diretor da Escol foi: Professor Olímpio Clementino de Paula Côrrea, sendo o inspetor: Dr. José Tavares Lacerda.

Entre junho e novembro de 1914, a escola teve como diretor o poeta paraibano Augusto dos Anjos, nascido no município de Cruz do Espírito Santo, no Engenho Pau d’Arco, no dia 20 de Abril de 1884. O poeta publicou apenas um livro de poesias, “Eu” ficando conhecido em todo o país. Faleceu em 1914, aos 30 anos, em Leopoldina, onde seu corpo foi sepultado.”


Confira, na íntegra, a entrevista realizada com as respostas dadas em conjunto pela diretora e supervisora:


Diante de tantas dificuldades encontradas no setor público e, principalmente, no ensino, tanto municipal como estadual, a que se deve o êxito obtido pela Escola? 

É fruto de um esforço coletivo. Isto só é possível graças à convivência harmoniosa que existe entre a equipe gestora e seus colaboradores, que trabalham como uma grande equipe. Existe também a exigência de responsabilidade por parte dos alunos em relação aos estudos. Incentivamos o aluno a dar continuidade aos estudos além do ensino oferecido na escola. Vale à pena frisar a disponibilidade dos recursos didáticos necessários para o bom desenvolvimento das aulas e o planejamento pedagógico realizado pelos nossos professores.

Vocês se surpreenderam com o resultado? O que sentiram ao saber que a Escola obteve o maior número de aprovados no processo seletivo do Cefet?

Sinceramente não ficamos muito surpresas devido aos resultados alcançados no ano passado. Na verdade, esperávamos até um pouco mais, pois realizamos um trabalho direcionado para isso. A nossa nota no IDEB, (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) foi considerada de excelência.

É possível sonhar com uma escola pública de qualidade?

Sim, com certeza. Quando recebemos o resultado do ano passado, imprimimos o nome dos alunos e mandamos para a secretária municipal de educação, com a frase “Vale à pena acreditar numa escola pública de qualidade”.

Existe algum incentivo público, apoio da secretaria ou da prefeitura?

Recebemos todo apoio da nossa Secretária Municipal de Educação, Regina Lúcia Barbosa Britto de Oliveira: material, físico e estrutural. Contamos com incentivo para os professores estudarem e continuarem se aperfeiçoando. Atualmente, por exemplo, a escola possui três professores, com licença remunerada, realizando mestrado pago pela prefeitura. Um, inclusive, acabou de concluir o pós doutorado, sendo que vários professores possuem mestrado. 

Quais são os recursos que a escola tem a sua disposição?

Material didático, sala de informática, biblioteca, sala de jogos, quadra de esportes.

Mesmo diante dos baixos salários e da possível falta de investimento, de onde tirar ânimo, força e energia para exercer com excelência o seu trabalho?

Gostar do que faz, se sentir realizada com o trabalho executado com presteza, eficiência e qualidade. O êxito e sucesso dos alunos é o que nos move e motiva. Além, é claro, do reconhecimento deste esforço e dedicação pela sociedade. Isto nos enche de orgulho e satisfação. 

Em média, quantas horas os alunos ficam por dia na escola?

4 horas de trabalho efetivo em sala de aula. Atualmente contamos com o projeto mais educação, em que 130 alunos ficam em tempo integral.

Hoje no Brasil há várias tentativas de aumentar o tempo de permanência do aluno na escola, visando ao tempo integral. Vocês acham que o caminho para resolver o problema educacional do país é a escola de tempo integral?

O aluno que permanece na escola por um período maior de tempo tem maiores chances e oportunidades de progredir nos estudos, facilitando inclusive o processo de ensino-aprendizagem. Mas, alguns fatores são essenciais: disciplina, método e organização. 

Diante dos resultados obtidos, o que você falaria para as pessoas que acreditam e defendem apenas o ensino privado?

Quem faz a diferença na escola são os alunos e os professores. Professores capacitados e motivados estabelecem um elo de confiança e respeito com seus alunos através do exemplo. O importante é o aluno se conscientizar da importância de aprender cada vez mais.

O que precisa ser feito para melhorar a escola pública?

Atenção especial voltada para o aluno. Boa vontade e cuidado são essenciais. O segredo está nas pequenas coisas, por exemplo, não liberamos os alunos antes do horário, avisamos aos pais se percebemos que existe algum aluno “matando aula”. E o mais importante, com certeza, continua sendo a participação ativa dos pais, da família e a própria vontade do aluno de superar suas limitações.

Fiquem à vontade para fazer suas considerações finais e dar um recado para os leitores do Leopoldinense.

 Gostaríamos de parabenizar os nossos alunos, aos pais e a comunidade escolar que sempre acreditaram no nosso trabalho. Dizer aos alunos que não desistam de seus ideais, que sempre procurem através do estudo a sua realização. Não existe outra forma para os nossos filhos vencerem na vida, principalmente os de famílias menos favorecidas: o estudo continua sendo o melhor caminho. 

         Equipe de professores com a diretora Wilma e supervisora Ceiloene

Diretora Wilma Portela, vice diretora Giselle Getino, supervisoras do Ensino Fundamental ll Fabiola Zambellu e Marilza Bella


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »