04/01/2023 às 06h58min - Atualizada em 04/01/2023 às 06h44min

Leopoldina presente na posse de Lula!

Paulo Lúcio Carteirinho
Dia 1° de janeiro ocorreu a posse do presidente Lula. Milhares de pessoas do Brasil e do mundo estiveram presentes e dentre as diversas pessoas uma caravana de militantes da Zona da Mata Mineira que saiu de Cataguases e contou com representantes das cidades de  Leopoldina, Cataguases, Dona Euzébia, Astolfo Dutra, Além Paraíba e Ubá. Vale destacar que fomos a primeira caravana a chegar em Brasília e com isso fomos parar na primeira capa do jornal Correio Braziliense. 
 
Leopoldina não poderia ficar de fora dessa festa, até porque por aqui Lula ganhou com enorme vantagem, teve quase 60% dos votos contra apenas 40% de Bolsonaro.  Dentre as pessoas de Leopoldina que estiveram na posse eu fui uma delas. Aqui de casa foram também   minha esposa, Carolina, meu filho, Lucio Paulo, de 15 anos, e minha filha Maria Fernanda, de 11 anos. Inclusive ela faz aniversário no dia 1° de janeiro e ganhou de presente a ida em Brasília para ver o Lula de perto. Adorou o presente, segundo ela o melhor que ganhou até hoje e que será lembrado para o resto da vida.


      
 
Além da minha família, também representou Leopoldina o senhor Ailton Zaquine, mais conhecido como Bem-te-vi, que esteve na posse do Lula em 2002 e novamente marcou presença. Acrescento também Ataliba Velasco que apesar de atualmente morar em Além Paraíba, é natural de Leopoldina e está sempre na cidade.


                                               
Não sei da presença de outras pessoas de Leopoldina, mas acredito que várias outras pessoas daqui marcaram presença. Pessoas que foram em outras caravanas, excursões, ônibus convencional, carro, avião ou que moram em Brasília.  
 
Uma multidão tomou conta de Brasília. Um mar vermelho. Muitos também usavam as cores nacionais, inclusive eu mesmo levei a bandeira do Brasil, assim como uma camisa da seleção a qual meu filho usou no dia da posse.


                                         
 
Mas a grande maioria preferiu o vermelho que representa a cor de vários partidos de esquerda dos quais as pessoas não têm vergonha de mostrar que fazem parte dele. Infelizmente outros partidos não têm cor, história, militância e com isso acabam escondendo atrás das cores nacionais como se fossem exclusivamente deles e pior, achando que apenas eles são patriotas. Como se patriotismo fosse usar camisa da seleção. Essa gente tomou cloroquina demais.
 
Por falar na bandeira do Brasil ela esteve mais do que presente. Um lindo bandeirão do Brasil cobriu boa parte do público.  Essa cena foi sem dúvida uma das mais marcantes da posse. Jamais vou esquecer desse bandeirão passando por cima de mim o que me fez lembrar dos bandeirões da torcida Flamengo no  Maracanã.


                 
Essa ida na posse do Lula foi muito marcante para mim, até porque estive presente no impeachment, ou melhor, golpe, contra a presidente Dilma, que para mim foi o pior momento da esquerda e também do país, pois o golpe não melhorou em nada, pelo contrário, só piorou.
 
Dessa forma, não poderia deixar de ir no melhor momento. Sim, o Brasil vive novamente um bom momento. A posse do Lula representa a vitória da democracia, apesar de muitos ainda estarem nas portas dos quartéis pedindo intervenção militar e até alienígena, inclusive gente de Leopoldina. Como falei anteriormente, tomaram muita cloroquina.

Entre ir para a porta de  quartel pedir ditadura, em alguns casos fazendo terrorismo incendiando ônibus, armando bombas e até mesmo ameaçando com armas,  acho muito  melhor ir na posse do Lula participar da festa popular. E que festa foi aquela! Uma das coisas mais lindas que já assistir. Com brancos, negros, indígenas, mulheres, homens, gays, crianças, adolescentes, adultos, idosos, pobres, ricos, deficientes e até animais.  Toda essa gente representada por aqueles que subiram com Lula a rampa do Planalto.  Sem dúvida a posse mais emocionante da história e eu assisti ao vivo. Fica esse registro. Leopoldina presente!


 
 
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »