28/10/2023 às 18h38min - Atualizada em 28/10/2023 às 18h38min

Ciência adogmática: mudar as perspectivas ante novas evidências

Paiva Netto
Nosso desejo é que a Ciência, a Filosofia, a Religião, a Psicologia, entre tantas outras áreas fundamentais do saber humano, prossigam avançando, cada vez mais, na análise do Mundo Espiritual. E que constantemente o façam sob as melhores manifestações de Fraternidade, Amor, Compaixão, Generosidade e de outros elevados sentimentos. Tal atitude só trará progresso e sabedoria aos povos. Devemos pôr abaixo as barreiras, principalmente as mentais, que nos impedem de ascender à dimensão do Espírito. Daí a urgência de se removerem quaisquer dogmas do campo acadêmico, pois ciência adogmática significa mudar as perspectivas ante novas evidências. E os indícios sobre a Vida Eterna sempre estiveram aí e persistem em crescer exponencialmente aos que têm “olhos de ver e ouvidos de ouvir”.

O dr. Raymond Moody, psiquiatra e filósofo norte-americano, em entrevista à Super Rede Boa Vontade de Comunicação (rádio, TV e internet), salienta que os correntes parâmetros racionais precisam ser revistos:
 
“Acho que o que vai acontecer é que teremos que expandir nossa lógica. Não apenas de uma forma que se revele como queremos, mas, em vez disso, investigar a objeção real que talvez seja a mais séria levantada contra a questão da vida após a morte. Tradicionalmente, a objeção tem sido que ela é ininteligível. Mas acredito muito que podemos trabalhar em cima dessa questão agora, pois o fato de algo ser ininteligível não é mais um obstáculo para a investigação racional. Penso que temos que conduzir um novo sistema de lógica que nos permita pensar logicamente sobre coisas que até agora não fizeram sentido. E, nessas condições, o que encontraremos é que existem aspectos de nossa mente que não sabíamos que tínhamos. A mente tem capacidade plena para computar ou pensar sobre coisas ininteligíveis de uma forma racional, coerente e lógica. (...)

“Portanto, o importante agora é desenvolver meios rigorosamente racionais de investigação que sejam adequados para o tema. E ao criar um novo conjunto de conceitos, com o tempo, poderemos abrir novos caminhos para que a ciência investigue isso”.
 
José de Paiva Netto ― Jornalista, radialista e escritor.
[email protected] — www.boavontade.com 
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »