07/02/2017 às 08h49min - Atualizada em 07/02/2017 às 08h49min

Atleta leopoldinense participa de Ultramaratona na Patagônia

Esta corrida acontece na Patagônia Chilena e Argentina com distância de 100 quilômetros dividida entre três etapas, com representantes de mais de 30 países.

Edição: Luiz Otávio Meneghite
O ultramaratonista leopoldinense Vinicius Vargas Anzolin participou entre os dias 1º e 03 de fevereiro, da Ultramaratona El Cruce, considerada a corrida de montanha mais difícil da América do Sul.  Esta corrida acontece na Patagônia Chilena e Argentina com distância de 100 quilômetros dividida entre três etapas, com representantes de mais de 30 países.  
 
O termo ultramaratona serve para identificar corridas a pé que tenham uma distância superior a 42.195 metros, que é a distância oficial da maratona. Fora a distância da prova, utiliza-se um segundo critério na definição de ultramaratona: o tempo. Existem, por exemplo, provas de 6, 12, 24 ou 48 horas.

A Patagônia é uma grande região entre a Argentina e o Chile, cujos limites foram definidos em 1881. Boa parte é desabitada e intocada. Por estar quase no fim do mundo, faz frio o ano todo, mas de novembro a março o tempo é um pouco mais camarada para quem  é de  países tropicais, embora raramente com temperaturas médias acima dos 10°C.

Vinicius terminou a prova em 20º lugar Geral, 8º em sua categoria e 1º entre os brasileiros. O leopoldinense encarou vários desafios bem diferentes da sua rotina de treino, dentre eles, o frio com temperatura a 0 grau, dormir em barraca no acampamento, a altitude, o tipo de solo e carregar seus próprios equipamentos de sobrevivência.

Em mensagem enviada ao jornal Leopoldinense, Vinicius assim se manifestou: "Estou muito grato pelo apoio que recebi da minha família, ao treinamento assessorado por Rosemberg Fajardo, da "equipe RB Team", aos parceiros de treinos Fabio Junior Condes e Jose Eduardo Dias (Pão-com-Osso) que me acompanharam durante meus duros treinos por Leopoldina e ao patrocínio da Ferragens Primus".



Com informações de Isaura Magalhães e Wikipédia


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »