21/08/2017 às 08h12min - Atualizada em 21/08/2017 às 08h12min

Vagões do “Trem Rio Minas” devem chegar a Recreio ainda este ano

O prefeito José Maria Barros, entusiasta da ideia, autorizou alguns serviços de incentivo solicitados pela ONG Amigos do Trem.

Leonardo Ribeiro da Silva (*)
Vagões nos trilhos
Os 15 vagões do “Trem Rio Minas” adquiridos por meio da iniciativa privada devem chegar a Recreio ainda este ano. Segundo informações extraoficiais há expectativa dos carros desembarcarem na oficina da cidade no mês de setembro. O prefeito José Maria Barros, entusiasta da ideia, autorizou alguns serviços de incentivo solicitados pela ONG Amigos do Trem.

Por meio do Facebook a ONG Amigos do Trem, idealizadora do projeto que visa movimentar o turismo nas cidades pertencentes aos 120 km do percurso entre Cataguases e Três Rios (RJ), passando por Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba, Chiador e Sapucaia (RJ), informou que os 15 vagões de passageiros da empresa VALE S/A foram adquiridos através do Grupo da Rede de Supermercados BRAMIL com apoio da Prefeitura de Três Rios. Na nota publicada na rede social a ONG ainda ressaltou que há a possibilidade de uma extensão do trem ligando Recreio, Palma e Santo Antônio de Pádua (RJ), este circuito passaria pelo distrito de Angaturama.

A oficina da cidade tem sido local de revitalização de equipamentos que serão utilizados na manutenção da ferrovia do trecho e será lá que os vagões/locomotivas receberão todos os cuidados para em breve retornar com o movimento do trem de passageiros na região. Os serviços na oficina são realizados por voluntários. Informações extraoficiais dão conta da chegada dos carros já no próximo mês de setembro.

O prefeito de Recreio, José Maria Barros, recebeu o comunicado oficial do presidente da ONG Amigos do Trem, Paulo Henrique do Nascimento, da aquisição dos vagões e disse estar muito ansioso para o sucesso do projeto. No ofício enviado ao prefeito havia algumas solicitações de serviços, como a poda de árvores que estão no trecho que a ferrovia passa pelo Município e a liberação de energia elétrica para a continuidade dos trabalhos na oficina. Os pedidos foram autorizados.

 
Presidente da ONG Amigos do Trem e o prefeito de Recreio.
Em Recreio a esperança para a volta do movimento ferroviário é grande. A cidade é originária da expansão ferroviária no século XIX, ainda no período imperial do Brasil.

Vagão de passageiros


Vagão restaurante

Vagão  lanchonete

(*) Site Polis de Recreio-MG


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »