22/06/2018 às 17h36min - Atualizada em 22/06/2018 às 17h36min

COOPLESTE promove Memorial visando criação do Museu do Cavalo Mangalarga Marchador

Para o presidente Pedro Augusto Junqueira Ferraz,são metas que aos poucos serão viabilizadas e poderão trazer grandes benefícios para o município de Leopoldina.

Sede da Fazenda Abaiba
Enviado por Kalon Moraes
 
Em parceria com a Fundação Barão de Alfenas e Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Mangalarga Marchador, a Diretoria da COOPLESTE, está viabilizando o Memorial do Cavalo, cujo objetivo é pesquisar, preservar e difundir a história do trabalho realizado na região pelos criadores que, com dedicação e amor, contribuíram para o aprimoramento da raça.
 
Além de ser a mais tradicional Exposição Agropecuária da Zona da Mata, é a segunda maior do país e em seus 82 anos de existência, contou em todas as suas realizações, com a participação dos cavalos Mangalarga Marchador, principalmente por um de seus fundadores, Erico Ribeiro Junqueira, entre outros.

  Com a intenção de criar mais dois museus, a Fundação Barão de Alfenas, de Cruzília, onde está localizado o Museu Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, destaca Leopoldina como o segundo ponto de maior relevância no desenvolvimento da raça, através da Linhagem Abaiba. Isso se deve aos descendentes de Gabriel Francisco Junqueira - o Barão de Alfenas, seu bisneto Custódio Junqueira e seu trineto Erico Ribeiro Junqueira.
 
Dr. Custódio, médico com grande clientela nos tempos em que só existiam cavalos como meio de transporte, utilizava animais que preferencialmente vinham da Fazenda Angahy, pertencente aos primos do Sul de Minas. Esses animais eram em sua maioria éguas, famosas na região pelo seu andamento cômodo.
 
Quando adquiriu automóvel, passou para seu sobrinho Erico, um lote de oito éguas e um garanhão de nome Tapajós, para que o sobrinho, que demonstrava grande aptidão e vocação em lidar com os equinos os criassem a meia. Erico ainda bem moço, já destacava suas habilidades e era considerado na região, um excelente acertador de cavalos. Nessa época, costumava cronometrar suas idas e vindas da Fazenda Abaiba a Leopoldina, num percurso de 23 Km, avaliando andamento, resistência e desempenho de seus animais.
 
Erico Ribeiro Junqueira proprietário da fazenda
   Abaíba em uma de suas últimas fotos.

 
Localizada no distrito de Abaiba, a centenária fazenda do mesmo nome, pilar da raça é referência dessa histórica contribuição, onde o Sr. Erico, conseguiu construir uma nova fase do Mangalarga Marchador, através do pioneiro trabalho de formação de famílias de cavalos baseados em algumas de suas matrizes, com destaque para a expoente Abaiba LOLA. Esse foi talvez o diferencial da Linhagem Abaiba, perseverança e sabedoria no modo de proceder a escolha de suas fêmeas.


Dr. Custódio Monteiro Ribeiro Junqueira
 
Para o presidente da COOPLESTE Pedro Augusto Junqueira Ferraz, esses projetos do Memorial e do Museu Regional, são metas que aos poucos serão viabilizadas e poderão trazer grandes benefícios para o município de Leopoldina, a exemplo de Cruzília.
 
“Já estamos mobilizados para concretizar esses projetos, por isso aproveito para convidar a todos a prestigiar o nosso memorial, e nos ajudar a contar a história do cavalo que se desenvolveu em nossos distritos, para o mundo todo. Nós queremos aproveitar esta parceria com a Fundação Barão de Alfenas e a área do nosso Parque de Exposição, para criarmos uma Escola do Cavalo, onde adultos e crianças possam ter aulas de equitação. Esse contato com o cavalo já ficou provado que é saudável. Queremos também promover cursos profissionalizantes para homens e mulheres na especialização do manejo de cavalos, entre outras técnicas. Esse mercado é crescente e carente de profissionais", destacou Pedro Augusto.
 
A Cooperativa Leste vai buscar parceiros como a Associação Comercial, entre outras entidades em Leopoldina e região para promover esta Escola do Cavalo, que é um trabalho sócio econômico, que tem importância cultural e destaca o desenvolvimento social de Leopoldina.
 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »