22/10/2018 às 07h53min - Atualizada em 22/10/2018 às 07h53min

Apaixonados por futebol de mesa querem resgatar tradição em Leopoldina

Muitos adultos adeptos ao esporte estão reunindo suas crianças para brincarem, incentivando e preservando a prática.

João Gabriel B. Meneghite
O futebol de mesa ou futebol de botão foi uma prática muito aproveitada por crianças, jovens e adultos de diversas gerações. A região da Zona da Mata Mineira é referência no Brasil em torneios nacionais, disputados por equipes como o Tupi de Juiz de Fora e São Carlos/Futrica, considerada a associação de futebol de mesa mais antiga de todo o Estado, com mais de 50 anos de criação.

Apesar disso, muitas crianças e adolescentes da chamada ‘Geração Z’, talvez, nunca tiveram a oportunidade de jogar futebol de mesa e preferem os jogos e aplicativos contidos nos celulares.

Em Leopoldina, um grupo de pessoas pretende resgatar essa tradição, incentivando os mais jovens a essa prática prazerosa.  Ricardo Cafiero Ameal, Alex Cardoso e Wadson Ramos são apaixonados pelo esporte e conseguiram reunir outros adeptos para o 2º Encontro de Futebol de Mesa de Leopoldina, que ocorreu no sábado, 20 de outubro, no Texas Club.

Em entrevista ao Jornal Leopoldinense, Ricardo comentou que sempre demonstrou para o seu filho as divertidas brincadeiras de sua infância, entre elas o futebol de mesa. “Preservei todo o material e fui passando para ele. Há algum tempo eu postei em minha rede social uma foto que mostrava o meu filho jogando. A partir disso, um amigo entrou em contato e agendou uma data para jogarmos com nossas crianças e, daí, surgiu a ideia de realizarmos esse encontro”, comentou.

No 2º Encontro de Futebol de Mesa de Leopoldina, os participantes discutiram e se adaptaram as regras do ‘dadinho’, considerada uma modalidade disputada pelos botonistas. Muitos adultos adeptos ao esporte levaram suas crianças para brincarem, incentivando e preservando a tradição.

Ricardo comentou também que o objetivo é realizar um encontro por mês até o fim deste ano. Salientou que estão surgindo muitas ideias como a criação de uma liga ou clube para disputas de torneios e um espaço para jogos, onde os filiados poderiam marcar encontros durante a semana.

Ele informou ainda que foi criado um grupo de WhatsApp e uma página no Facebook onde são divulgadas informações sobre o projeto. “A ideia é juntar a turma uma vez por mês, aumentando a frequência dos encontros de acordo com a demanda”, comentou Ricardo.

Os interessados em participar dos próximos encontros promovidos pela Liga Leopoldinense de Futebol de Mesa podem contatar os organizadores através dos telefones:

(32) 98857-2471 (Alex)
(32) 98414-5659 (Ricardo)
(32) 98820-6561 (Wadson)

No Facebook:
www.facebook.com.br/ligaleopoldinensefm


 



Ricardo explicando as regras para os participantes do Encontro de Futebol de Mesa
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »