05/03/2019 às 22h56min - Atualizada em 07/03/2019 às 09h45min

Bloco Bão Igual Bosta lota a região da Praça do Urubu

Texto e fotos: João Gabriel B. Meneghite e Luciano Baía Meneghite
A cada ano, desde a sua fundação, o Bloco Bão Igual Bosta surpreende, pela irreverência e pelo grande público, movimentando os comércios do Pirineus, Praça do Urubu e região.

A concentração ocorreu no final da tarde desta terça-feira, 05 de março, em dois pontos: na Praça Carlos Luz Meneghite, no Bairro Cohab Velha e na Rua da Maçonaria, nos Pirineus, de onde os foliões saíram em direção ao Chafariz, contornando o Bairro Cohab Velha e descendo pela Rua Gustavo Monteiro de Castro em direção à Praça do Urubu.

Fantasias,  marchinhas e sambas da animada charanga e da bateria comandada por Beto e Douglas foram o suficiente para milhares de foliões demonstrarem muita empolgação com o desfile. Os bonecos gigantes confeccionados por Luciano e Maria José Baía Meneghite também deram um colorido especial.

Neste ano, nove bonecos desfilaram, sendo três novos personagens, representando Américo Silva “Merquinho”, José Heleno Lacerda “Zé Heleno Pimpão” e Homero, este último a pedido do bloco Cooper Beer.

Os bonecos gigantes

Para quem não sabe os bonecos gigantes fazem parte de uma tradição tão antiga no município de Leopoldina quanto em Olinda-PE. A diferença é que lá tiveram visão da importância cultural e turística dessa manifestação e aqui nunca deram o devido valor.

O tradicional Clube dos Cutubas, fundado em 1925, já apresentava em seus desfiles no inicio do século XX, três bonecos: o Rei, a Lourinha e a Baiana Virgulina, esta a mais famosa.  Vitalino Duarte, o carnavalesco mais popular da história de Leopoldina também se apresentou por muitos anos com uma boneca semelhante.

Nos anos 80 e 90 os bonecos ficaram ausentes do carnaval Leopoldinense. No distrito de Tebas o Bloco da Baiana  há mais de oito décadas mantém a tradição, apresentando bonecos gigantes, mulinhas e bois. Em 2003, Luciano Baía Meneghite ajudou Maria Lúcia Braga, coordenadora da então Usina Cultural, hoje extinta, a colocar na rua o bloco “Gigantes da Usina” com cerca de uma dezena de bonecos.

Em 2006, com a criação do Bloco Bão Igual Bosta, buscou-se reavivar o carnaval tradicional e, a cada ano, são apresentados novos bonecos, representando personagens populares do carnaval de Leopoldina.


Conheça a história do Bloco Bão Igual Bosta em vídeo de 2017


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »