30/07/2019 às 07h24min - Atualizada em 30/07/2019 às 07h24min

Waldair Costa faz balanço dos primeiros seis meses como Presidente da Câmara de Vereadores

O parlamentar destacou conquistas como ampliação do diálogo com as classes políticas, empresarial e, principalmente, com a população, além da transparência em todos os atos do Legislativo.

Waldair B.Costa no comando da Câmara de Leopoldina(Foto-João Gabriel B. Meneghite)
Durante o mês de julho, a Câmara Municipal de Leopoldina esteve em recesso parlamentar – período no qual não foram realizadas reuniões ordinárias, ainda que a Casa continuasse aberta e trabalhando – e, finalizado o primeiro semestre do ano,  o presidente Waldair Barbosa Costa fez uma avaliação positiva do período, o primeiro do Legislativo sob o comando dele. 
 
O parlamentar destacou conquistas como ampliação do diálogo com as classes políticas, empresarial e, principalmente, com a população, além da transparência em todos os atos do Legislativo. “Acredito que os trabalhos dos vereadores e da Casa como um todo foram muito produtivos neste período. Uma análise, mesmo que superficial, demonstra eficácia. A Câmara, quando provocada, se manifestou em todos os projetos dos vereadores, da Mesa e do Executivo”, enfatiza Waldair.
 
Entre os projetos aprovados que se destacaram nesta primeira metade do ano estão, por exemplo, o que dispõe sobre limpeza, conservação, construção de muros e passeios em terrenos particulares localizados no perímetro urbano do Município; o que dispôs sobre divulgação de relatório de obras públicas paralisadas; e o que ampliou a representatividade do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), passando o número de conselheiras de 8 para 22.
 
Neste primeiro semestre, foram apreciadas 225 indicações, uma ferramenta legal pela qual o parlamentar, após identificar demandas da população, cobra providências do Executivo. Também foram aprovadas 176 moções de congratulações, 57 moções de pesar, 22 representações e 74 requerimentos. “Esses números mostram que o Legislativo manteve sua postura de protagonismo como agente público, sobretudo pelo debate de vários temas, visando ao desenvolvimento de Leopoldina”, frisou o parlamentar.  
 
Consciente de que os atuais vereadores foram eleitos para fazer mudanças, Waldair Barbosa Costa tem feito a Câmara funcionar com maior dinamismo para atingir esse objetivo. Até o momento, já foram realizadas 30 reuniões ordinárias, 2 reuniões extraordinárias e 2 sessões solenes. Tendo a assiduidade e pontualidade como traços marcantes, Waldair Barbosa Costa esteve presente em todos os eventos. Não apenas isso, ele também apresentou bons números em sua atuação parlamentar. De sua autoria, foram registrados 21 indicações, 6 requerimentos, 20 moções de congratulações e 33 moções de pesar.
 
No plano administrativo, o presidente da Câmara tomou medidas a fim de diminuir gastos, mostrando que entende o atual momento de dificuldades financeiras. Além disso, o Legislativo deu sua vital contribuição ao município repassando R$120.000,00 como devolução antecipada. Graças a uma gestão eficiente, foi possível ainda investir em manutenção e compra de equipamentos, como aparelhos de ar condicionado, mesas e cadeiras, novas instalações elétricas e utilização de torneiras sensorizadas nos sanitários. Durante o recesso, o Salão Nobre Antônio Sérgio Lima Freire recebeu serviços de reforma, pintura e novo sistema de refrigeração.    
 
Segundo Waldair, esse primeiro semestre registrou ações positivas para a Câmara de Leopoldina, que esteve sintonizada com os temas de relevância para a cidade. Ele enfatizou o apoio à classe de docentes da rede municipal, a visita de alunos à sede do Legislativo, o desenvolvimento das ações do Parlamento Jovem  e a realização da primeira Audiência Pública sobre Esportes.
 
Waldair Barbosa Costa reconheceu que esse período inicial foi de desafios, mas mostrou convicção ao afirmar que o Legislativo cumpriu sua função constitucional, fazendo valer os anseios da população. “Trabalhamos para dar maior visibilidade externa à Câmara e aproximá-la do cidadão, mas ainda serão necessários dar outros passos para atingir plenamente este objetivo”, ressaltou o presidente, destacando o trabalho em equipe e a união harmoniosa da Mesa Diretora juntamente com os demais vereadores.
 
 
 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »