26/11/2019 às 21h00min - Atualizada em 26/11/2019 às 21h00min

Seminário Conectando Boas Práticas será realizado no próximo sábado, 30 de novembro no Moinho

O evento está programado para acontecer de 8h às 12h, com palestra inicial de Jana Barros, coordenadora pedagógica na Bahia, seguida de rodas de conversa.

Janaina Barros, coordenadora pedagógica na Bahia.
Enviado por João Paulo Pereira de Araújo
 
A Rede Conectando Saberes Núcleo Leopoldina, a Secretaria Municipal de Educação de Leopoldina, a Secretaria Municipal de Educação de Recreio em parceria com a Fundação Lemann, realizará no próximo sábado,  dia 30 de novembro o Seminário Conectando Boas Práticas.

O evento que acontecerá no Clube do Moinho, é resultado do 1º Edital do Conectando Boas Práticas. Em todo o Brasil foram quase 7 mil práticas pedagógicas inscritas. A Rede de Professores presente em todos os estados brasileiros conta com um Núcleo na cidade de Leopoldina, neste foram 107 projetos inscritos, destes 10 foram selecionados. A seleção aconteceu por meio de uma banca examinadora formada por profissionais indicados pela Secretaria Municipal de Educação de Leopoldina e pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Recreio, além de professores da Núcleo regional.

O principal critério para participar era estar alinhado à Base Nacional Comum Curricular “BNCC”, obrigatória a partir de 2020 em todas as redes de ensino. Ser uma prática bem-sucedida em engajar alunos e ser replicável por todo o Brasil, era também critério de seleção dos projetos de ensino infantil ao médio.

De acordo com a Rede de Professores, a ideia é reconhecer, valorizar e promover momentos de trocas entre educadores, principalmente com práticas que podem ser replicáveis e enriquecerem outras salas de aula e gestão escolar. Das práticas selecionadas, vemos desde gestão democrática na escola, inclusão digital para professores, sustentabilidade, intolerância religiosa a valorização da cultura indígena. Ensinando alunos sobre empatia, valorização do meio ambiente, conhecimento digital e cultura local, assim como elaborar uma gestão democrática na escola em sua gestão escolar.

O Seminário em Leopoldina, no Clube do Moinho, está programado para acontecer de 8h às 12h, com palestra inicial de Jana Barros, coordenadora pedagógica na Bahia. Em seguida acontecerão as rodas de conversa.

Profissionais da área e demais interessados poderão assistir o evento gratuitamente e as inscrições limitadas podem ser feitas pelo link https://www.sympla.com.br/seminario-conectando-boas-praticas—leopoldinamg__702351.


 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »