15/01/2020 às 15h53min - Atualizada em 15/01/2020 às 15h53min

Saiba mais sobre o carnaval leopoldinense

Luciano Baía Meneghite
Pré-carnavalesco

O Bloco do Fonte, organizado por funcionários do Fonte Supermercados está preparando evento pré-carnavalesco aberto ao público na praça Félix Martins, dia 16/02 com música ao vivo. Breve daremos detalhes.

Pré-carnavalesco II

E vai ter pré-carnavalesco também no bairro rural da Boa Sorte, dia 15/02, a partir das 18h (Bar da Marlene). Animação por conta da “Bateria Chapa Quente do Corujão da Madrugada” do distrito de Tebas. Haverá sorteios, bingos e rifas beneficentes.

Homenagem

E o G.R.E.S. Corujão da Madrugada que demonstra sempre ser bem organizado, apresentará este ano, enredo em homenagem aos imigrantes. “Gente Boa...Povo de Sorte...Os imigrantes que plantaram esperança e nossa gente colhendo lembrança.”

20 anos de Fajardo

O Fajardo & Cia completa 20 anos de fundação e vem com o enredo “Nasci pro carnaval não acabar”. O samba mais uma vez é de Miguel Valentim. Realmente o bloco no início dos anos 2000 foi um dos principais responsáveis por não deixar o carnaval leopoldinense morrer. Reunindo grande número de foliões, deixou de desfilar  algumas vezes, mas sempre voltava brilhando.

Em Piacatuba

O sábado de carnaval no distrito de Piacatuba será animado pelo “Grupo Sambiz” da vizinha cidade de Cataguases. Com repertório de Samba de verdade, o grupo é formado por Luizão(vocal/tantã/afoxé), Felipe(trompete), Josué (baixo/violão), Xim-Xim (vocal/cavaquinho), Luquine (bateria), Eduardo Henriques (bandolim, sax/surdo). A apresentação será na Praça Santa Cruz a partir das 22h. 

Pé de Cachorro

E está confirmado a participação do Bloco Pé de Cachorro neste carnaval. Em 2019 a pedido de netas da saudosa D. Ruth, dona do mais antigo buteco do alto dos Pirineus,  criei um desenho para a camisa que familiares e amigos usaram em uma batucada defronte ao antigo bar na rua Fernando Novaes Oliveira. O nome “Pé de Cachorro” veio de um bordão de D. Ruth ao se referir a alguns fregueses. Segundo Juliane Andrade Gameiro, as camisetas já podem ser encomendadas. A concentração será no mesmo local na segunda, 24/02 a partir das 16h.

Candidatos a Rei Momo

Não sei se a sugestão que demos na última edição, de  volta da escolha de rei momo e rainha do carnaval será aceita, mas alguns já apresentam nomes de possíveis candidatos das imediações da Praça do Urubu: D. Dilfar, Baguléu, Kiko Louzada, Merquinho, Adriano(Carioca Celulares) e Zé Bandido. Faltam as candidatas.

Memória do Carnaval Leopoldinense


As cunhadas Ilka Paixão Mendonça, Maria Aparecida Barris Mendonça, Aracema Moura Neves “Ceminha” em carnaval por volta da década de 50 do século XX. No chão, frascos de Lança Perfumes que seriam proibidos em 1961 pelo presidente Jânio Quadros após sugestão do apresentador de rádio e TV Flávio Cavalcanti. D. Ilka, hoje às vésperas dos 90 anos ainda é carnavalesca, assim como toda sua família.Ela aparece na primeira foto à esquerda na logomarca desta página. 

(Fotografia gentilmente cedida por Angela Abbout, filha de Aparecida)

 

Trechos de vídeo de Rodney Brandão com o desfile do bloco caricato Bão Igual Bosta do Pirineus até a Praça do Urubu. Em 2019 o bloco saiu um pouco mais tarde e infelizmente a iluminação precária do bairro prejudicou o registro.O Bloco sai este ano no sábado de carnaval às 18h



Clique aqui e leia a coluna anterior
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »