30/12/2019 às 11h48min - Atualizada em 31/12/2019 às 17h31min

Fique por dentro do Carnaval 2020

Por Luciano Baía Menghite - Luc

Em 2020 teremos eleições municipais e pelo que se comenta entre carnavalescos, também haverá desta vez carnaval com apoio da Prefeitura de Leopoldina, o que não ocorreu nos últimos anos. Há menos de cinquenta dias dos festejos nada foi divulgado oficialmente. Infelizmente permanece o improviso. Isso atrapalha a divulgação da cidade e programação de possíveis visitantes.

Clique e relembre: Nem todo Carnaval é carnaval

Praça do Urubu

Segundo Vanusa do Mercadinho JB, uma das entusiastas e organizadoras do carnaval realizado na Praça do Urubu, já houve conversas com a prefeitura para possível contratação dos músicos que animarão a praça. Torcemos para o sucesso e principalmente que não substituam percussionistas por som eletrônico como ocorreu da última vez. O som fica muito aquém. E mais uma vez pedimos que ampliem o repertório de marchinhas e sambas. Mesclem antigas e novas composições. As boas né!

Equipe Folia

Uma das iniciativas que mais tem que ser aplaudida é o desfile do Equipe Folia que geralmente abre o carnaval  na quinta-feira. A realização do Colégio Equipe , dirigido pelo professor Rodrigo Batista Ramos  ajuda  muito reavivar a festa popular na cidade. É curioso, pois o colégio ocupa o prédio principal do Clube Leopoldina, um dos principais palcos do carnaval leopoldinense em décadas passadas.  

Aplausos

Outras iniciativas que merecem aplausos e devem ser apoiadas são o Esquenta de Carnaval Solidário da APAE no Clube dos Cutubas e o CAPS Folia.

Agora no sábado

O Bloco caricato Bão Igual Bosta em 2020 descerá o morro do Pirineus no sábado de carnaval, a partir das 18h.  Atualmente é o maior bloco de Leopoldina, reunindo cerca de 3.000 foliões. Estamos buscando patrocinadores para a confecção de camisas que ajudam no pagamento das despesas, mas o bloco permanece aberto a todos, mesmo sem camisa ou fantasia.

Novos Blocos

Além do crescimento dos blocos existentes há mais tempo como o Bão Igual Bosta, Equipe Folia, Cooper Beer, Bloco do Moinho e  dos blocos do distrito de Tebas, vimos surgir nos últimos anos novos blocos como “As Trepadeiras” na Rua das Flores, "Bloco da Oliveirada" na avenida Getúlio Vargas e “Pé de Cachorro”  também nos Pirineus.  Que continuem e surjam outros.

Memória do Carnaval Leopoldinense


Fotografia gentilmente cedida por Maria do Carmo Noronha

1979 - Ulisses Gomes de Oliveira, o popular rei momo Licinho em desfile na praça General Osório. Antes dele, temos registros que Luiz Barcellos, mecânico da prefeitura, foi rei momo na década de 60. Licinho permaneceu como  o personagem até 1992 quando faleceu.  Foi substituído pelo também funcionário municipal João Machado. O Último rei momo que temos registro foi José Domingos, em 2010.  Sugerimos aos comerciantes da Praça do Urubu a realização de um Grito de Carnaval com eleição para escolha do rei e rainha 2020.

 
Relembrando o Carnaval da Praça do Urubu - 2015


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »