26/09/2020 às 22h10min - Atualizada em 26/09/2020 às 20h00min

O adeus à José Nogueira, o popular “Zé Bandido” aos 91 anos

O oficial de justiça era um dos últimos lendários carnavalescos de Leopoldina

Luciano Baía Meneghite
A alegria de Zé bandido ao ser coroado "Rei do Carnaval" em 2020 pelo bloco caricato Bão Igual Bosta (Foto: João Gabriel Baía Meneghite)
Foi sepultado na tarde deste sábado,26/09 o oficial de justiça aposentado José de Oliveira Nogueira, o “Zé Bandido”, como era popularmente conhecido. Seu falecimento ocorreu na manhã de hoje, após mais de um mês internado na Casa de Caridade Leopoldinense.

Sr. Zé trabalhou por quatro décadas como servidor do tribunal de justiça em Leopoldina, sendo homenageado algumas vezes pela dedicação à função, inclusive na inauguração do atual prédio do Fórum da Comarca.


Em 26 de abril de 2013 Sr.Zé foi um dos homenageados na inauguração da nova sede do Fórum da Comarca de Leopoldina   (Foto: João Gabriel Baía Meneghite)

Nascido em Leopoldina em 18 de agosto de 1929, filho de Dalila de Oliveira Nogueira e José Tavares Nogueira.    Irmão de
  Adelaide, Dalva, Rodolfo, Maria Elisa “Bibia”, Celina e Heloísa “Pretinha”. Viúvo, foi casado com Marta Lúcia Lima. 

Muito conhecido e querido em toda a cidade, atuou também por muito tempo como juiz de futebol. Marcou época mesmo como carnavalesco,fazendo parte de uma lendária geração de foliões como Dr. Lisboa e Funchal Garcia, Cicim Berbari, Tufic Jorge entre outros. Boêmio, Sr. Zé até há pouco tempo era visto pelos bares da cidade e frequentava quase que diariamente a lanchonete do supermercado Fonte Bela Vista em que mantinha amizade com muitos funcionários.  


Os históricos carnavalescos,  Wilson Berbari, 
Zé Bandido e Tufic Jorge, na parte alta da rua Tiradentes na década de 1960  ( Fotografias gentilmente cedidas por Gilberto Silva Pinheiro )


(Fotografia gentilmente cedida por Dr.Antônio Márcio Junqueira Lisboa)

No carnaval de 2020, por nossa inciativa junto com Lucília Paixão, Foi coroado pelo bloco caricato Bão Igual Bosta como Rei do Carnaval ao lado da amiga e também veterana da folia Ilca Paixão, escolhida Rainha oconcurs. A homenagem em plena Praça do Urubu emocionou a muitos presentes na ocasião.

 Ilca Paixão  e Zé Bandido coroados Rainha e Rei no Carnaval 2020 na Praça do Urubu
(Foto: João Gabriel Baía Meneghite)


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »