27/07/2021 às 09h15min - Atualizada em 27/07/2021 às 09h15min

5º Encontro do Grandes Escritores 2021 reúne em Leopoldina Marina Colasanti e Ignácio de Loyola Brandão

Ignácio de Loyola Brandão e Marina Colasanti (Foto: Portal Morada)
O quinto encontro do Grandes Escritores 2021, que acontecerá virtualmente em Leopoldina-MG na próxima quinta-feira (29/07), às 19 horas, terá dois ícones da literatura brasileira. Marina Colasanti e Ignácio de Loyola Brandão, que já são veteranos no projeto, têm em suas biografias alguns pontos em comum: ambos começaram como jornalistas, são exímios cronistas e contistas, foram editores, ganharam prêmios importantes e estão traduzidos para muitas línguas. O público, então, pode esperar um bate-papo instigante, cheio de histórias marcantes e visões de mundo de quem fez da literatura um forte impacto na vida de milhões de leitores de várias gerações.
 

 Marina em Barbacena no PGE 2018 - Foto Suzana Dias

Marina Colasanti
 
Com 60 livros publicados de poesia, contos, crônicas, ensaios e literatura infanto-juvenil, Marina Colasanti é uma das escritoras mais lidas e premiadas do país. Recebeu inúmeros prêmios, entre eles sete Jabutis, duas vezes o Livro do Ano, o Prêmio Biblioteca Nacional, o colombiano Norma-Fundalectura e o Prêmio Iberoamericano SM. Ela foi a candidata brasileira ao Prêmio Internacional Hans Christian Andersen em 1994, 2015, 2017, 2019 e 2020. Considerada a revitalizadora por excelência dos contos de fadas, Marina nasceu em 1937 em Asmara, na Eritréia, viveu em Trípoli, na Líbia, mudando-se definitivamente para o Brasil em 1948. Com formação em Belas Artes (ela é também a ilustradora de suas obras), a escritora trabalhou por mais de 30 anos em redações de jornais e revistas. Ela conta que foi ao editar um suplemento infantil que se deparou com o universo da literatura infanto-juvenil, encontro que marcaria de forma definitiva a sua vida autoral. Paralelamente, a autora foi âncora, apresentadora e roteirista de diversos programas de televisão, além de publicitária muitas vezes premiada.
 

 Ignácio de Loyola Brandão
- Foto Felipe Gabriel Folhapress

Ignácio de Loyola Brandão
 
Paulista de Araraquara, Ignácio de Loyola Brandão é um dos escritores e jornalistas brasileiros com a carreira mais longeva. Prestes a completar 85 anos em 31 de julho de 2021, ele é um dos imortais da Academia Brasileira de Letras desde 2019, com uma vasta bibliografia entre contos, crônicas e romances. Sua carreira jornalística começou aos 16 anos na terra natal como crítico de cinema no semanário Folha Ferroviária. Depois de aprender a fazer reportagens, entrevistas, impressões e fotografia no diário O Imparcial, mudou-se para São Paulo em 1957, contratado pelo jornal Última Hora. Desde então não parou mais de escrever. Entre os mais de 30 livros lançados, estão “Bebel Que a Cidade Comeu” (1968), “Dentes ao Sol” (1976), “Cabeças de Segunda-feira” (1983), “O Anjo do Adeus” (1995), “Calcinhas Secretas” (2003) e “Desta Terra Nada Vai Sobrar, A Não Ser O Vento Que Sopra Sobre Ela” (2018).
 
Encontro Online
 
O quarto encontro pode ser acompanhado online pelos nossos canais no Instagram (@pgescritores) e no Youtube:
https://www.youtube.com/c/ProjetoGrandesEscritores
 
 
Programação completa
 
JULHO:
●Encontro 1 (01/07): Zuenir Ventura & Mauro Ventura em São João Nepomuceno.
●Encontro 1 (06/07): Encontro 01 Academias de Letras - Leopoldina, Viçosa e Triângulo Mineiro (sediada em Uberaba).
●Encontro 2 (08/07): Martha Medeiros & Leila Ferreira em Ubá.
●Oficina 1 (13/07) de Literatura (Oficina de Contadores de Histórias).
●Encontro 3 (15/07): José Santos & Selma Maria em Cataguases.
●Encontro 4 (22/07): Eliana Yunes em Juiz de Fora.
●Encontro 5 (29/07): Marina Colasanti & Ignácio de Loyola Brandão em Leopoldina.
 
AGOSTO:
●Oficina 2 (03/08) de Literatura (Oficina de Escrita Criativa e Tecnologia).
●Encontro 6 (05/08): Nelson Motta & Mauro Ventura em Muriaé.
●Oficina 3 (10/08) de Literatura (Oficina de Leitura no Ambiente Virtual).
●Encontro 7 (12/08): Carlos Herculano, Luiz Ruffato & Luiz Humberto França em Manhuaçu
●Encontro 2 (17/08): Encontro 02 Academias de Letras - Araxá, Divinópolis e Muriaé
● Encontro 8 (19/08): Tony Bellotto & Raphael Montes em Viçosa.
 
Público
 
Nesta edição o público direto serão coordenadores, professores e alunos das escolas da rede pública estadual e municipal de ensino e também instituições públicas e privadas de ensino médio e superior. Indiretamente, artistas locais, bibliotecários, profissionais da área de letras, pessoas interessadas e aquelas que apresentam o gosto por ler e pela literatura. Apesar de ter um tom intelectual, as ações são preparadas para atingir as mais diversas camadas sociais e formações.
 
Serviço
 
Grandes Escritores Brasileiros ano XVI
Através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais de 17/06/2021 a 12/08/2021 de 2021 virtualmente nas cidades de: Cataguases, Juiz de Fora, Leopoldina, Manhuaçu, Muriaé, São João Nepomuceno, Ubá e Viçosa.
Plataformas: YouTube e Instagram
Patrocínio Master: Energisa.
Patrocínio: Paropas e Produtos Viçosa.
Apoio: Cidades participantes e TV Integração.
Realização: Amar Cultura e Arte, APPA Arte e Cultura e Governo de Minas Gerais.
 
Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas em nosso site: https://grandesescritores.com.br/


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »