16/11/2021 às 16h53min - Atualizada em 16/11/2021 às 16h53min

Hemominas de Leopoldina intensifica campanha para captação de doadores de sangue

Para doar sangue, é simples: é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 60 anos e apresentar um documento oficial com foto.

Os agentes de saúde têm atuado em pontos de captação nos bairros e região central da cidade
No próximo dia 25 de novembro é comemorado o dia Nacional do Doador de Sangue. A data tem como objetivo homenagear os doadores de sangue pela valiosa participação na iniciativa que é o ato de doar, além de buscar também sensibilizar e conscientizar a população em relação à importância da doação
.
O mês de novembro foi escolhido por preceder um período de estoques baixos nos bancos de sangue. Neste período, a Secretaria de Saúde tem realizado uma campanha intensa para incentivar mais pessoas a se tornarem doadoras.
 
Os agentes de saúde têm atuado em pontos de captação nos bairros e região central da cidade. Nesta semana a ação será realizada no bairro Alto da Ventania.
 
“A proximidade das férias, de datas comemorativas de fim de ano e de outros períodos de feriados prolongados tornam este mês especialmente valioso para promover o ato solidário e regular da doação de sangue. Independentemente de conhecer ou não algum paciente que necessita de transfusão, é importante a participação de todos que tenham condições de doar.”, disse o secretário de Saúde Márcio Machado.
 
Para doar sangue, é simples: é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 60 anos e apresentar um documento oficial com foto.
 
Todas as quintas-feiras, das 08h às 16h o posto de coleta do Hemominas de Leopoldina recebe doações de sangue de voluntários, a fim de manter o estoque das bolsas de sangue abastecido para as demandas emergenciais.
 
Com apenas uma doação de sangue é possível beneficiar até quatro pessoas, já que o sangue doado é dividido em diferentes componentes, como hemácias, plaquetas, plasma, e outros. A doação não traz danos para o doador e o sangue doado é rapidamente reposto pelo próprio organismo.
 
Fonte> Secretaria Municipal de Saúde de Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »