12/02/2022 às 14h13min - Atualizada em 12/02/2022 às 14h13min

Cala-se a voz de Edinho da Rádio

Luciano Baía Meneghite
Edinho entrevistando o editor do jornal Leopoldinense Luiz Otávio Meneghite (Foto: João Gabriel Baía Meneghite-Arquivo)
Edson Moura Montano, o "Edinho da Rádio", "Edinho do Rádio" ou para os mais antigos o “Edinho Soldado” por ter sido policial militar, faleceu aos 82 anos neste sábado,12/02. Edinho esteve internado nos últimos dias na Casa de Caridade Leopoldinense em decorrência do Covid19.  

Natural da vizinha Cataguases, cidade em que nasceu em 25 de julho de 1940, morava já há muitos anos em Leopoldina no bairro Pirineus. Nas últimas décadas Edinho apresentou em diferentes emissoras o programa sertanejo Acorda Brasil, atualmente na Rádio Cidade Leopoldina 104,3 FM. Também teve passagem pela extinta TV Cidade do deputado Sérgio Naya.

Seus programas misturavam música, prestação de serviços, crítica e humor, as vezes até involuntário pela sua maneira simples e espontânea de se comunicar. Com sua voz fora dos padrões de beleza, mais para taquara rachada,  Imortalizou bordões, sendo o mais marcante: “Oooi turma maluuuuca!”

Na década de 90 criou o “Edinho Dancing Show” no antigo supermercado Mineirão no Rosário em que promoveu apresentações de diversos artistas regionais e até nacionais.

Candidatou-se algumas vezes a vereador por partidos diferentes, mas o sucesso do rádio não se repetiu na política. Em 2020 foi um dos cabos eleitorais do atual prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz (PL).

Edinho era avô do também radialista e companheiro de emissora Ed Montano que assim se manifestou nas suas redes sociais:


"Hoje é um dos dias mais tristes da minha vida, pois meu querido avô partiu para sempre. Seus ensinamentos, seu amor e sua postura protetora jamais serão esquecidos.

 Guardarei nossas memórias, seu sorriso, sua voz segura e forte, seu coração que não conhecia limites. Sua sabedoria me acompanhará sempre, e na certeza de que você viveu uma vida honesta e segura. 

Descansa meu herói, pois a sua história jamais será apagada e esquecida.

Foi guerreiro até o último momento, lutou bravamente como sempre lutou em sua vida.

Obrigado por tudo...."


Edinho deixou esposa Eni e cinco filhos.


O velório será realizado das 07h às 10h deste domingo,13/02 na Capela Mortuária Lions Clube,no Cemitério Municipal Nossa Senhora do Carmo, onde será sepultado.


Nota de pesar da Rádio Cidade Leopoldina 104,3 FM


A Rádio Cidade 104,3FM está de luto.

Hoje perdemos um grande amigo, companheiro e  comunicador, que com seu programa "Acorda Brasil" teve uma enorme importância para toda a cidade de Leopoldina e Região. Com sua voz marcante nos alegrava todas as manhãs transmitindo ao seus ouvintes muitas informações.

VOCÊ, sempre será lembrado  pelos seus ensinamentos e sua história.

Fica aqui nossos agradecimentos pelo amigo guerreiro que tivemos nesses longos anos.

Nossos sentimentos à todos os familiares e amigos!


Nota de pesar da Prefeitura de Leopoldina
 
Com pesar, a Prefeitura de Leopoldina, lamenta o falecimento do Radialista, policial militar aposentado, Edson Moura Montano, popularmente conhecido como "Edinho do Rádio".
 
O comunicador tinha 82 anos, atualmente era locutor da Rádio Cidade FM Leopoldina,  onde comandava o programa "Acorda Brasil', no início das manhãs.
 
Edinho estava internado na Casa de Caridade Leopoldinense. Ele deixa a esposa e cinco filhos.
 
A Administração Municipal se solidariza com familiares e amigos neste momento de tristeza e dor.
 
#prefeituradeleopoldina #luto
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »