20/05/2022 às 18h29min - Atualizada em 20/05/2022 às 18h29min

Leilão da BR-116 foi realizado nesta sexta-feira e Leopoldina terá praça de pedágio

Sistema rodoviário abrange 726,9 km do Rio de Janeiro a Governador Valadares passando por Leopoldina

Leopoldina é cortada pela rodovia. (Foto: João Gabriel Baia Meneghite)
A Ecorodovias foi a única empresa a apresentar oferta pelo Sistema Rodoviário Rio–Governador Valadares (RJ-MG), conjunto de 726,9 quilômetros de estradas que é a única rota disponível a partir da capital fluminense para se contornar a Baía de Guanabara, permitindo acesso às regiões Norte e Nordeste do país, informou a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Concessão – O contrato será de 30 anos e o sistema rodoviário abrangerá uma extensão total de 726,9 km, compreendendo os seguintes trechos:

I - BR-116/RJ, entre o km 2,1 e o km 148,4;
II - BR-116/RJ, entre o km 168,1 e o km 214,7;
III - BR-116/MG, entre o km 408,5 e o km 818,1;
IV - BR-465/RJ, entre o km 0,0 e o km 22,8;
V - BR-493/RJ, entre o km 0,0 e o km 26,0;
VI - BR-493/RJ, entre o km 48,1 e o km 123,7.
 
Investimentos – Em relação aos investimentos previstos para o trecho, o montante total estimado para os investimentos ao longo dos 30 anos de concessão soma R$ 11,3 bilhões, distribuídos conforme as definições e necessidades previstas para o projeto. As despesas operacionais entendidas como o somatório dos custos operacionais, despesas obrigatórias e o conjunto de seguros e garantias, atingiram a cifra de R$ 9,8 bilhões.
 
Benefícios – De acordo com o Programa de Exploração da Rodovia os principais benefícios incluem 303,228 km de obras de duplicação, 255,236 km de faixas adicionais, 85,517 km de vias marginais, 28 dispositivos em desnível, 775 melhorias de acessos, 75 passarelas, 57 passagens de fauna, 462 pontos de ônibus, 1.630 km de ciclovias, entre outros. Além disso, o Serviço de Atendimento ao Usuário contará com 20 ambulâncias tipo C, 9 do tipo D, 7 guinchos pesados, 12 guinchos leves, 5 caminhões pipa, 5 caminhões de resgate de animais, entre outros. Está prevista, ainda, a geração de 154.719 empregos (diretos, indiretos e efeito-renda).
 
Inovações – O projeto desta concessão tem uma série de inovações. Destacam-se:

- Critério híbrido de julgamento do leilão: menor tarifa + maior outorga

- Tarifa diferenciada para pista dupla e pista simples

- Desconto Básico de Tarifa: determina que todos os usuários do sistema automático terão 5% de desconto em cada cobrança de tarifa de pedágio, em qualquer praça da concessão, independentemente da categoria veicular e da quantidade de viagens realizadas.

- Desconto de Usuário Frequente: também será aplicado somente a usuários do sistema automático devido à necessidade de identificação e controle da frequência de uso das praças. Os usuários frequentes são aqueles que utilizam apenas trechos da rodovia várias vezes por mês, como ocorrem com cidadãos que moram e trabalham em cidades próximas.

- Pontos de parada para caminhoneiros

- Estoque de melhorias, com a possibilidade de execução de obras ao longo da concessão

Praças de pedágio – As Tarifas Básicas de Pedágio definidas para a concessão, como resultado da conjunção entre as diversas premissas adotadas e as funções matemáticas da modelagem, é de R$ 0,16092/Km para pista simples, sendo a pista duplicada de R$ 0,22528/km (40% maior em relação à tarifa de pista simples), resultando nas seguintes tarifas de face a serem cobradas nas praças.
 
Fonte> Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)
 


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