04/07/2022 às 17h58min - Atualizada em 04/07/2022 às 17h58min

Comandante do 68º Batalhão da Polícia Militar visita Câmara e apresenta dados estatísticos

Tenente Coronel Yamaguchi destacou que a taxa de prisão em flagrante é alta em Leopoldina.

Tenente Coronel Yamaguchi
Em sessão ordinária realizada no plenário da Câmara Municipal de Leopoldina na noite do dia 21 de junho de 2022, o Tenente Coronel Yoshio Luiz Yamaguchi, Comandante do 68º Batalhão de Polícia Militar, sediado no município, participou da reunião e apresentou aos vereadores os números da atuação da Polícia Militar em Leopoldina.

Durante sua explanação, o policial procurou apresentar alguns projetos e transmitir uma visão real e técnica de como a Polícia Militar funciona e trabalha. O Tenente Coronel afirmou que tem visitado os 15 municípios que estão sob a responsabilidade do 68º Batalhão e que tem percebido um certo desconhecimento das autoridades e da sociedade sobre o trabalho efetivo da PM.

Tenente Coronel Yamaguchi lembrou que a cidade de Leopoldina já teve uma companhia independente que foi rebaixada e agora possui o Batalhão, criado em janeiro desse ano. Ele explicou a divisão do Estado de Minas Gerais em 19 regiões da Polícia Militar, sendo que cada região possui um coronel no comando. Segundo o policial, Leopoldina pertence à 4ª Região, sediada em Juiz de Fora, a qual possui seis batalhões, todos comandados por um tenente-coronel, como ocorre em Leopoldina. O 68º Batalhão é composto por quatro companhias, sendo três com responsabilidade territorial, sediadas em Leopoldina, Além Paraíba, Cataguases e um Tático Móvel.

Ele salientou que, com planejamento e organização, tem implantado diversos serviços no município. Ele reclamou que ainda falta implementar o trânsito da cidade e aproveitou para solicitar o apoio dos vereadores no sentido de organizar o trânsito para que a PM possa atuar nele.  

Tenente Coronel Yamaguchi apresentou dados sobre a área territorial de Leopoldina e salientou que a área é grande, inclusive a área rural, mas a população é pequena. Segundo dados divulgados pelo policial, o município possui uma área total de 943,1 km², com 52.587 habitantes, uma densidade demográfica de 55,8 habitantes por km² e uma área rural de 793,08 km². Ele já anunciou que está em fase de elaboração um projeto para implantação de uma patrulha rural diária para atender de forma digna a população rural.

Em seguida, o Comandante apresentou o portfólio de serviços ativos da Polícia Militar em Leopoldina que é composto por sala de operações, patrulha de operações, patrulha rural, rádio-patrulha e moto-patrulha. O policial também explicou como funciona o atendimento de ocorrências e o sistema de gestão operacional.

O Tenente Coronel frisou que há todo um planejamento baseado em estatísticas criminas e informações. Ele apresentou alguns dados estatísticos e destacou que a taxa de prisão em flagrante é alta, acima de 50%.

Comentou também sobre os crimes violentos, destacando que a maior concentração fica nos bairros Bela Vista e São Cristóvão. Já as ocorrências de furtos ocorrem com maior frequência no centro e no Bairro Bela Vista.

Depois de comentar sobre o trabalho preventivo desenvolvido pela Patrulha da Madrugada, o Comandante divulgou que, neste ano, já foram apreendidas 7 armas de fogo, 171 pessoas foram presas, 1030 operações policiais realizadas e 954 ocorrências registradas. Ele aproveitou para divulgar a importância do Disque Denúncia Unificado 181 que, até o momento, tem registrado um número pequeno de denúncias.

Tenente Coronel Yamaguchi encerrou sua explanação formulando um convite para que os vereadores visitem a sede do Batalhão e acompanhem de perto os serviços que são realizados.

Em seguida, houve uma interação com os vereadores que fizeram questionamentos e pronunciamentos de apoio ao trabalho da Polícia Militar.

Fonte> Câmara Municipal de Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »