27/07/2022 às 17h33min - Atualizada em 27/07/2022 às 17h33min

Inezita Barroso recebe homenagem do Festival de Viola de Piacatuba

Falecida em 2015, artista foi uma das maiores pesquisadoras e defensoras da autêntica música caipira

A boneca representando Inezita está ao lado do palco ( Foto: Luciano Baía Meneghite)
O Festival de Viola de Piacatuba, distrito de Leopoldina, por si só já é um importante evento de promoção da música brasileira e em sua 17° edição, a festa produzida por Maria Lúcia Braga, presta uma homenagem à Inezita Barroso, falecida em 2015 aos 90 anos.

Ela não foi só a cantora da "Moda da Pinga", "Ronda", "Lampião de Gás". Instrumentista, atriz, folclorista, bibliotecária, professora, apresentadora de rádio e TV, Inezita foi uma das figuras mais importantes na defesa da música caipira.


Zezé, Amanda Almeida, Maria Lúcia e Luciano com a boneca instalada   (Foto: Iano Oliveira)

A homenagem veio através de uma boneca gigante esculpida por Luciano Baía Meneghite, “Luc” e vestida por sua mãe Maria José. Em 2018 Luciano e Zezé haviam construído um boneco violeiro para o festival a pedido de Maria Lúcia. A escultura agradou, sendo muito divulgada em vídeos e fotos. Em 2003 Luciano já havia feito com  a então coordenadora da Usina Cultural, bloco carnavalesco com bonecos gigantes.


Luciano esculpindo a boneca de Inezita Barroso


“A princípio a Maria Lúcia me pediu uma violeira para acompanhar o primeiro boneco, mas resolveu prestar uma homenagem a Inezita e achei mais que justo. Não se pode esquecer quem muito fez pela cultura, principalmente pela autêntica música caipira”.  Diz Luciano.

Vale a pena assistir na integra o documentário sobre Inezita:




Clique e leia também: 

Festival de Viola de Piacatuba e Gastronomia começa nesta quarta-feira (27)


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »