16/08/2022 às 18h22min - Atualizada em 16/08/2022 às 18h22min

Violência contra a mulher é tema de palestra em Leopoldina

Para denunciar qualquer ato de violência contra a mulher, você pode ligar gratuitamente para o Disque Denúncia 180, que possui atendimento 24 horas

Fernanda Espíndola (*)
A palestra foi ministrada pela delegada de mulheres Dra. Gisela Borges de Matos.
Embora a Lei Maria da Penha seja reconhecida pela ONU como uma das três melhores legislações do mundo em relação à violência contra as mulheres, muita coisa ainda precisa mudar. Pensando em ampliar o debate e dando prosseguimento à campanha "Agosto Lilás", a Prefeitura de Leopoldina, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu nesta terça-feira (16), no Centro Cultural Mauro de Almeida Pereira, uma palestra ministrada pela delegada de mulheres Dra. Gisela Borges.

Em um auditório lotado, durante uma hora foi traçado um panorama da violência contra a mulher no país. O objetivo é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos das mulheres.

"O tema violência doméstica é importante porque é um problema que se vive na sociedade toda. A gente ouve falar, lê livros, assiste reportagens a respeito, mas quando enfrenta o problema dentro de casa, com um amigo, vizinho ou com uma irmã, não nos damos conta de que aquele problema é policial, criminal, judicial e que merece atenção. É um problema disseminado e tem de ter percepção para identificá-lo e saber o modo de ajudar a vítima e familiares. Por isso, as denúncias são tão importantes", alerta a delegada.

"Temos debatido o tema de forma intensa. Precisamos levar informações úteis para o máximo de pessoas possíveis. O assunto é uma pauta urgente e que precisa de atenção. Quanto mais mulheres conscientes, menos vítimas teremos. Através do CREAS, o município tem prestado apoio para essas mulheres e sabemos que não é uma situação fácil. Além disso, a Prefeitura de Leopoldina é parceira nesta causa e queremos formar uma corrente de solidariedade para ajudar as vítimas de violência", disse a secretária de Assistência Social, Luiza Helena de Morais.

Para denunciar qualquer ato de violência contra a mulher, você pode ligar gratuitamente para o Disque Denúncia 180, que possui atendimento 24 horas, ou para a Delegacia e órgãos especializados do município, como o CREAS- Centro de Referência Especializado de Assistência Social.

Em Leopoldina, a unidade disponibiliza atendimento continuado a famílias e pessoas em situação de violência, através de atendimento psicossocial e jurídico. Mais informações através do telefone: 3441-5563.

(*) Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »