29/08/2022 às 13h25min - Atualizada em 29/08/2022 às 13h25min

Moradores de vários bairros de Leopoldina são vítimas de pernilongos

População incomodada pelo irritante mosquito pede a ação do ‘fumacê, mas ela também tem que fazer a sua parte.

Esses são alguns dos criadouros do mosquito (Arquivo PML)
As reclamações sobre a infestação de pernilongos chegam a todo o momento à redação do Jornal Leopoldinense, aparentemente de todos os bairros de Leopoldina. Algumas pessoas acham que o Poder Público é responsável pelo combate ao irritante mosquito e pedem a ação do ‘fumacê’.

Na verdade, todos nós temos que agir para combater os terríveis insetos. Aqui em Leopoldina existe a visita periódica de agentes de combate a endemias que orientam os moradores sobre ações importantes para evitar os criadouros.

Eles vistoriam residências, depósitos, terrenos baldios com mato alto e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos, olham os banheiros, caixas d'água, além de aplicarem de larvicidas e inseticidas. Após a visita eles colam um adesivo registrando a data. que estiveram no local.


População pede o acionamento do fumacê (Arquivo PML)


Conheça um pouco mais sobre o pernilongo

Tem alguma parte do nosso corpo que os pernilongos preferem picar?

É provável que busquem as partes mais finas ou sensíveis da pele, pelo contato intravenoso mais rápido.

Como o repelente funciona? A citronela é o único cheiro que afugenta os pernilongos?

Os mosquitos são atraídos para o corpo dos animais pelos odores liberados por estes. Esses odores são sinalizados pelos receptores químicos olfativos do mosquito, localizados principalmente nas antenas. Os repelentes atuam bloqueando a atividade desses receptores, confundindo a percepção do mosquito para um determinado alvo. As substâncias aromáticas são capazes de repelir os mosquitos, principalmente por causarem esses efeitos de bloqueio na sensibilidade olfativa. Como no caso dos componentes aromáticos da planta citronela, eucalipto, cravo, entre outros. Os mosquitos também se afastam de derivados de álcool na pele.

Por que, quanto mais se coça, pior fica a ferida causada pela picada?

A coceira é desencadeada inicialmente pelas substâncias estranhas que o mosquito injeta na pele no momento da picada e também pela minúscula abertura que é feita, a qual afeta algumas terminações nervosas. O ato de coçar irrita ainda mais essas terminações e pode causar infecções pelo contato com o meio externo.

Quanto tempo vive um pernilongo? Macho e fêmea vivem o mesmo tempo?

Dependendo da região e das condições favoráveis, eles vivem até 3 meses, podendo ou não haver diferença entre macho e fêmea. Esse cálculo é imprevisível por depender de vários fatores externos.

Quantos ovos a fêmea põe de cada vez? 

De 100 a 200 ovos. Cada vez que se alimenta de sangue, a fêmea realiza uma postura. A gestação e postura duram em média de 3 a 4 dias. Assim, quanto mais se alimentar de sangue, mais realizará posturas.

O que os pernilongos machos ficam fazendo enquanto as fêmeas ficam sugando o nosso sangue?

Geralmente os machos ficam ao redor dos criadouros ou sob os arbustos. Alimentam-se de açúcar na seiva das plantas ou copulam com as fêmeas jovens que nascem nos criadouros. Às vezes estão dentro de casa, à procura de fêmeas para a cópula ou para abrigo do sol e da chuva.

Por que os pernilongos fazem um barulhinho nos nossos ouvidos antes de atacar?

O zumbido do pernilongo é resultado das batidas das asas durante o voo. Asas de mosquitos produzem em média 270 a 307 batidas por segundo. Assim, as batidas da asa desencadeiam uma onda de pressão, com propagação de som pelo ar de 300 a 900 Hz, frequência audível pelo ouvido humano.

Como é que os pernilongos chegam até em lugares altos?

A fêmea voa à procura de alimento por até 2,5 km em qualquer direção. Desde voos rasantes até em pontos mais altos. Existem também um movimento chamado “dispersão passiva”. Os mosquitos adultos entram em ônibus, aviões e em carros, se deslocando de um local ou até mesmo de um país a outro. Entram em elevadores e chegam aos andares mais altos dos prédios.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »