03/09/2022 às 22h42min - Atualizada em 03/09/2022 às 22h42min

Poda de árvores já era para ter sido encerrada para não prejudicar a reprodução dos pássaros

Leopoldina ficou famosa pela arborização de suas vias públicas com oitizeiros que se tornaram um cartão postal da cidade.

Luiz Otávio Meneghite
Pássaros urbanos que se aninham nos oitizeiros ficam desabrigados e a maioria morre com poda fora de época (Foto: Luciano Baía Meneghite/Arquivo)
Há muito tempo, a poda dos oitizeiros e demais árvores urbanas de Leopoldina não era tão bem-feita como este ano. Entretanto o período recomendado para que isso ocorra é de maio a agosto, época de dormência das árvores, e o serviço continua sendo feito, ultrapassando o período recomendável para a poda.

Já estamos em setembro, na véspera da Primavera e isso pode prejudicar a reprodução dos pássaros urbanos que se aninham nos oitizeiros e pode criar um problema ambiental bem maior do que pode se supor, pois os pássaros atingidos pela poda fazem o controle do número de insetos.  Segundo biólogos já acabou o período de dormência das árvores e começou a época de floração e da reprodução dos pássaros.


Fungos em oitizeiros (Arquivo jornal Leopoldinense)


Para refrescar a memória

Quando deve começar a poda das árvores urbanas?

A poda deve ser realizada por pessoal especializado e a melhor época para fazer a poda, é em períodos mais secos, de maio a agosto.  A poda feita no período chuvoso pode contribuir para que a árvore, com a exposição do corte, possa ser contaminada com fungos e bactérias resultando no seu apodrecimento. O cupim aproveita os galhos previamente apodrecidos pelos fungos para se alojar nas árvores.

No verão, quando as temperaturas se elevam é que sentimos o valor e a importância de uma árvore, pois as suas sombras amenizam a temperatura. O  oitizeiro,  árvore que predomina na arborização urbana de Leopoldina, é uma espécie fornecedora de ótima sombra, devido a sua copa frondosa, com folhagem compacta que varia do amarelo ao verde intenso, possuindo por isso, elevado valor ornamental. Possui madeira de boa durabilidade, e por isso é perfeita para o plantio em praças avenidas e jardins, além de ser recomendada para reflorestamento misto de áreas degradadas. Existe uma recomendação de não deixar o oitizeiro com copa alta, podando-a com altura de 3 a 3.5 metros de altura. A primeira poda deve ser feita de forma educativa para evitar o seu crescimento desordenado e os possíveis transtornos futuros.

Apesar de suas vantagens, o oitizeiro é uma árvore de muitos galhos, muitas folhas o que proporciona uma cidade que se suja facilmente, o que exige varrição diária e contribui também para o entupimento de galerias de águas pluviais, além do perigo de arrebentamento de cabos e fios elétricos que sua copa oferece.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »