14/09/2022 às 19h23min - Atualizada em 14/09/2022 às 19h23min

Prefeitura vai adquirir lixeiras para fixação em postes de Leopoldina

Sejam benvindas as lixeiras e que elas não privilegiem apenas alguns locais.

Luiz Otávio Meneghite
Este latão próximo ao jornal Leopoldinense que já era desrespeitado por alguns foi um dos roubados recentemente (Foto: Luciano Baía Meneghite)
O prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz assinou homologação do resultado do Pregão Eletrônico realizado para contratação de empresa objetivando, futuras e eventuais aquisições de lixeiras e componentes de fixação nos postes da cidade e seus distritos.
 
Saiu vencedora do certame a empresa Mob Lix Serviços Urbanos de Contagem (MG), pelo valor de R$ 172.320,00 conforme publicação feita na edição nº 3348, de 14 de setembro de 2022, do Diário Oficial dos Municípios Mineiros.
 
Ao longo dos anos a Prefeitura de Leopoldina vem utilizando tambores de latão com capacidade para 200 litros, que com o passar do tempo enferrujam e o chorume vaza sujando os passeios onde são colocados e periodicamente substituídos. Ultimamente, tais tambores sumiram de alguns pontos sem a devida reposição.
 
O Jornal Leopoldinense apurou junto a uma fonte da Secretaria de Serviços Urbanos, que os tambores estavam sendo furtados e não seriam repostos. Em tais pontos de onde eles sumiram os contribuintes passaram a instalar lixeiras de vergalhão suspensas com canos de ferro. Mas, na maioria dos locais passaram a pendurar sacolas plásticas contendo lixo, em árvores e muros.
 
Em algumas vias públicas o caminhão de coleta domiciliar passa todos os dias, em outros passam em dias alternados, menos aos domingos e feriados. Em alguns locais os moradores deixam para colocar o lixo para fora nos finais de semana o que provoca uma imagem de sujeira resultante da ação de catadores de recicláveis, vandalismo e animais.
 
Toda regra tem exceção e grande parte dos catadores de recicláveis, profissionais cujo número aumentou consideravelmente de uns tempos para cá, tem o cuidado de tirar somente o que lhes interessa deixando o lixo ensacado para quando o caminhão de coleta passar ter o seu trabalho facilitado.
 
Também é muito comum os garis irem em corrida à frente do trajeto do caminhão coletor e fazendo amontoados de sacos de lixo em pontos pré-determinados. Quando o caminhão passa todos os garis se juntam na tarefa de jogar o lixo na caçamba compactadora.
 
Enfim, alguém já disse que ‘cidade limpa é a que menos se suja’. Sejam benvindas as lixeiras e que elas não privilegiem apenas alguns locais.
 
Fonte> Diário Oficial dos Municípios Mineiros
 
 
 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »