24/09/2022 às 17h03min - Atualizada em 24/09/2022 às 17h03min

Didi da Elétrica sugere que município adote programa de formação contínua para educadores

Ele explicou que o município ganharia metodologias educacionais mais eficazes e inovadoras para um ensino-aprendizagem com qualidade.

Valdilucio Malaquias(Didi da Elétrica)
A educação ocupa atualmente um grande espaço na agenda pública do Brasil. Tanto na esfera estatal quanto na sociedade civil, são muitos os atores envolvidos com a formulação, implementação e avaliação de políticas públicas voltadas para a área educacional. 

Em recente sessão ordinária da Câmara Municipal de Leopoldina, realizada no dia 2 de agosto de 2022, o vereador Valdilúcio Malaquias, conhecido como Didi da Elétrica apresentou uma proposição ao Prefeito Municipal para que seja estudada a possibilidade da realização de adesão do município a um programa didático e de formação contínua, direcionado aos educadores.

Segundo o autor, essa adesão traria, com certeza, metodologias educacionais mais eficazes e inovadoras para um ensino-aprendizagem de qualidade cada vez mais crescente, assim como já acontece em diversas prefeituras e também na rede particular de todo o Brasil.

Para justificar sua iniciativa, Didi da Elétrica utilizou dados oficiais do Censo Escolar, segundo os quais a maior rede da educação básica do Brasil é justamente a dos municípios, perfazendo um total de 112,9 mil escolas, ou dois terços dos estabelecimentos de ensino do país. Na educação infantil (creches e pré-escolas), 71,5% dos estabelecimentos são de responsabilidade da rede municipal. No ensino fundamental, o percentual de escolas na rede municipal chega a 64% do total.

O parlamentar concluiu afirmando que os avanços da tecnologia e o crescimento da economia baseada no conhecimento geram demandas por novas aprendizagens, o que justifica a sugestão para que o município faça a adesão a um programa didático e de formação contínua para os educadores, a fim de atender ao desafio atual de gerir uma educação igualitária, inclusiva e de qualidade.

Após as discussões regimentais, a Indicação nº 305/2022 foi aprovada por unanimidade, sendo encaminhada ao Poder Executivo, com cópia para a Secretaria Municipal de Educação.

Fonte> Câmara Municipal de Leopoldina


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »