22/10/2022 às 13h26min - Atualizada em 22/10/2022 às 13h26min

Bispo da Diocese de Leopoldina Dom Edson fala do encontro com o Papa Francisco

Divulgação Diocese de Leopoldina

Durante audiência com o Papa Francisco nesta quarta-feira, 20 de outubro de 2022, na Biblioteca do Vaticano (Secretaria de Estado), o bispo de Leopoldina, dom Edson Oriolo, autor da obra ‘Francisco, Bispo de Roma, e a Igreja Particular’, entregou ao Santo Padre um exemplar de seu livro, lançado recentemente pela Paulus Editora.

A publicação do bispo de Leopoldina resgata conceitos fundamentais sobre o ministério peculiar do bispo de Roma e sua relação com as Igrejas particulares. Na ocasião, Dom Edson Oriolo teve a oportunidade de estabelecer um diálogo com o Papa Francisco, que recebeu com muito carinho um exemplar.

Dom Edson e muitos outros bispos e arcebispos dos regionais Leste 2 (Minas Gerais) e Leste 3 (Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estão em Roma, na Itália, para Visita Ad Limina Apostolorum. Eles participam da peregrinação e veneração aos túmulos dos apóstolos Pedro e Paulo, além de contemplarem uma série de atividades no Vaticano, como os encontros com os responsáveis pelos dicastérios da Cúria Romana.

A audiência com o Papa Francisco foi um dos momentos mais esperados. Durante o encontro, foi apresentado o relatório pastoral das (arqui)dioceses, enviado meses antes. Esse documento abrange as questões administrativas, o ministério do (arce)bispo, o funcionamento da Cúria Diocesana, a vida dos sacerdotes, a situação dos seminários e das vocações, congregações religiosas, as celebrações litúrgicas, os ministérios leigos, a catequese, as escolas católicas, as pastorais e movimentos, as relações ecumênicas, a presença da Igreja nos meios de comunicação e o relacionamento com o poder público, entre outras questões.

“Duas coisas importantes brotaram em meu coração no encontro com o Papa Francisco, tivemos uma experiência de colegialidade e a respeito da catolicidade. Isso ajuda os bispos a voltar para suas dioceses, sendo verdadeiros pastores, sabendo que magistério da Igreja apresenta ensinamentos e muitas realidades diferentes. O Papa Francisco nos impulsionou com uma mensagem de esperança, mostrando que o Evangelho vai nos ajudar nesse descompasso do real com o ideal, do ideal com o real”, comentou.

No dia 27 de outubro os (arce)bispos retornam ao Brasil. Em novembro, dom Edson Oriolo se reúne com o clero para falar sobre a Visita Ad Limina Apostolorum, durante a Reunião Geral do Clero, agendada para o dia 10/11. O bispo de Leopoldina ainda terá a oportunidade de partilhar essa experiência com seus diocesanos nos próximos meses.


Fonte: Diocese de Leopoldina
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »