01/11/2022 às 09h12min - Atualizada em 01/11/2022 às 09h12min

Câmara inclui Novembro Negro no calendário de eventos de Leopoldina

O objetivo é elevar e ressaltar a cultura da população negra e afrodescendente, através de diversos eventos promovidos pela Administração Pública.

Em sessão extraordinária, realizada no dia 27 de outubro de 2022, a Câmara Municipal de Leopoldina aprovou a inclusão no calendário de eventos do município o ‘Novembro Negro’, em comemoração ao mês da Consciência Negra.

A iniciativa foi do vereador Ivan Nogueira e tem por objetivo elevar e ressaltar a cultura original da população negra e afrodescendente, estimular a cidadania e a solidariedade, fomentar a produção artística e cultural em todas as suas formas e expressões, promover campanhas de integração e disseminação dos valores culturais da comunidade negra, em especial da luta e da história do líder Zumbi, do Quilombo dos Palmares.

O projeto determina que o Poder Público Municipal implementará ações junto aos órgãos públicos municipais, sob a forma de campanhas institucionais, eventos e outras formas que julgar convenientes, inspiradas nos princípios dos direitos humanos, objetivando promover a cultura da igualdade racial, o respeito à diversidade religiosa e o combate ao racismo, ao preconceito e a todas as formas de discriminação.

A realização de eventos durante o mês de novembro será preferencialmente em espaços públicos municipais, incentivando a participação da sociedade civil, englobando atividades de valorização da cultura material, tais como feiras, debates, palestras, exposições, oficinas, apresentações musicais, teatrais, religiosas e audiovisuais. Caberá aos órgãos da Administração Pública a realização desses eventos, ou em parceria com organizações não governamentais do Movimento Negro, do Movimento Sindical e Movimento Social.

O projeto determina, ainda, que a Câmara Municipal realize uma sessão solene no mês de novembro, em comemoração ao “Novembro Negro , tendo como data preferencial a semana em que recair o ferido municipal do dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, criado pela Lei Municipal nº 4598, de 7 de outubro de 2021.

Na justificativa que acompanha o projeto, foram apresentadas estatísticas que demonstram a desigualdade racial existente no Brasil. Números do IBGE e do Atlas da Violência mostram que a população negra possui os piores indicadores de renda, moradia, escolaridade e violência, o que, segundo o autor, respalda a elaboração do projeto.

Após as discussões regimentais, o Projeto de Lei nº 90/2022 foi aprovado em regime de urgência por unanimidade. Em seguida, Ivan Nogueira fez breve pronunciamento de agradecimento aos demais vereadores que autorizaram a tramitação do projeto e votaram pela sua aprovação.

Fonte>Câmara Municipal de Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »