23/11/2022 às 11h46min - Atualizada em 23/11/2022 às 11h46min

Prefeito de Cataguases participa de missão técnica na Europa

Vencedores do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2022 visitaram cidades da Espanha e de Portugal

José Henriques
Uma comitiva de 19 prefeitos vencedores do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2022 (PSPE) participou, entre 11 e 22 de novembro, de uma Missão Técnica Internacional com foco nas experiências em políticas públicas destinadas aos pequenos negócios e no desenvolvimento territorial. A iniciativa ocorreu em cidades da Espanha e de Portugal, com o objetivo de mostrar as melhores práticas aplicadas no mundo, como inspiração aos gestores públicos para a melhoria do ambiente de negócio, e para a promoção do desenvolvimento econômico dos municípios.
 
O Sebrae Minas levou oito prefeitos vencedores da etapa estadual, representando os municípios de Carmo do Paranaíba, Cataguases, Chapada Gaúcha, Conselheiro Pena, Couto de Magalhães, Divinópolis, Paracatu e Uberaba. Também integraram o grupo o presidente do Sebrae Minas, Roberto Simões, e o diretor de Operações, Marden Magalhães.
 
“Esta missão é uma possibilidade para que prefeitos e representantes das cidades vencedoras do PSPE conheçam experiências bem-sucedidas de gestão pública focada no empreendedorismo e no desenvolvimento econômico local, e que possam se inspirar com essas ideias para melhorar o ambiente de negócios em seus municípios”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Roberto Simões.
 
Para o prefeito de Cataguases, José Henriques, a iniciativa foi uma oportunidade única e mostrou aos gestores a necessidade de atualizar e planejar o crescimento dos municípios. “Sempre na vanguarda, o Sebrae Minas nos propôs experiências inovadoras, desenvolvimentistas e sustentáveis, ao mostrar projetos de primeiro mundo e nos proporcionar networking com prefeitos de outros municípios”, destaca.
 
Em Barcelona, na Espanha, o grupo participou de uma exposição internacional sobre as smart cities, que deixou de ser uma tendência para integrar a visão estratégica das cidades do futuro. A perspectiva é de que os governantes avancem em direção ao uso mais racional e eficiente dos recursos naturais, humanos e financeiros, proporcionando melhor qualidade de vida para seus cidadãos e fomentando o ambiente de negócios.
 
Em Lisboa, Portugal, a comitiva conheceu mais sobre os aspectos que tornam o país referência global em inovação de impacto social. O grupo teve acesso a informações sobre: modernização do setor público e fundos comunitários, desenvolvimento regional e a governança local, bem como a estrutura do ecossistema de inovação, e as boas práticas de planejamento para atender às necessidades dos cidadãos
 
Desenvolvimento de Cataguases
 
O município é vencedor na categoria Desburocratização do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. O projeto “Desburocratização e transformação do ambiente de negócios” busca impulsionar a vocação empreendedora da cidade, facilitando a abertura de novos empreendimentos e a ampliação dos negócios já existentes no município.
 
“Já estamos implantando em Cataguases alguns dos conceitos vistos na missão técnica, como o de “Cidade Inteligente”: criação de uma usina fotovoltaica, com fornecimento de energia limpa para os órgãos públicos; implantação de lâmpadas LED em toda a cidade e de câmeras de alta resolução, para monitoramento”, explica José Henriques.
 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »