14/12/2022 às 16h38min - Atualizada em 14/12/2022 às 16h38min

Prefeitura promove capacitação e manejo clínico da tuberculose para médicos e enfermeiros da atenção primária

(*) Fernanda Espíndola
A Prefeitura de Leopoldina, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu nesta terça-feira, dia 13, a capacitação em Manejo Clínico contra a Tuberculose e Tuberculose Latente para médicos e enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família (ESF) .
 
O curso foi realizado no auditório do Centro Cultural Mauro de Almeida Pereira e teve como palestrante o pneumologista Theóphilo Vieira de Souza Filho, médico aposentado da Prefeitura e referência em tuberculose no município.
 
A iniciativa tem o objetivo de aprofundar o conhecimento prático em diganóstico e tratamento da doença, bem como capacitar os profissionais da Atenção Primária para o atendimento clínico da tuberculose, fortalecendo as ações de controle da doença nas unidades de Saúde do município.
 
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa transmitida por via aérea como tosse, espirro e fala, que progride silenciosamente e pode ser fatal se não for tratada de forma adequada. O principal sintoma é a tosse na forma seca ou produtiva.
 
Por isso, recomenda-se que todo sintomático respiratório, que é a pessoa com tosse por três semanas ou mais, seja investigado para tuberculose, procurando uma das unidades de Saúde da rede municipal para a realização de exames e diagnóstico.
 
Lembre-se: a melhor forma de controlar a disseminação da doença é identificar precocemente os sintomas respiratórios e iniciar imediatamente o tratamento, que é oferecido pela rede municipal de Saúde. 



(*) Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »