18/12/2022 às 11h18min - Atualizada em 18/12/2022 às 11h18min

Distrito de Ribeiro Junqueira poderá sediar um presídio estadual

Câmara autorizou o Município a doar área de 120 mil metros quadrados à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública para uso pela Polícia Penal.

Luiz Otávio Meneghite
Estação de Ribeiro Junqueira (Foto: João Gabriel Baía Meneghite)
O Distrito de Ribeiro Junqueira poderá abrigar um presídio a ser construído pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais e administrado pela Polícia Penal. É que consta da Lei nº 4.709, de 14 de dezembro de 2022, publicada na edição nº 3412, de 16 de dezembro de 2022, sancionada pelo prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz após aprovada pela Câmara Municipal de Leopoldina.

De acordo com o ato oficial, o Município de Leopoldina está autorizado a doar ao Estado de Minas Gerais, um terreno na zona rural de Ribeiro Junqueira contendo 120 mil metros quadrados. A lei sancionada prevê que o Estado terá até dois anos para construir o presídio.

A doação do imóvel, conhecido como Sitio Pedra Negra, é de propriedade do Município e tem como objetivo principal a construção de uma nova unidade prisional em Leopoldina. Atualmente, o presídio de Leopoldina é localizado a poucos metros do centro da cidade com circulação de veículos à sua frente e dezenas de residências na vizinhança.

O distrito de Ribeiro Junqueira fica a 16 quilômetros da sede do município de Leopoldina e o seu acesso se dá pela rodovia BR-116, seguindo por uma rua pavimentada até o distrito. Existem rotas alternativas, a exemplo da rodovia MG-454, que faz ligação com o município de Recreio, além de outras estradas vicinais. O distrito foi criado em 1878 como Campo Limpo, mas foi alterado o nome em 1948 para homenagear o Senador José Monteiro Ribeiro Junqueira. 


Atual Presídio de Leopoldina 
(Foto: Maria José Baia Meneghite)

Fonte> Diário Oficial dos Municípios Mineiros e Arquivo do Jornal Leopoldinense

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »