17/01/2023 às 15h35min - Atualizada em 17/01/2023 às 15h35min

Juiz de Direito Delvan Barcelos Júnior foi empossado como desembargador do TJMG

A promoção por merecimento ao cargo coroa uma longa carreira dedicada à magistratura de Minas Gerais.

Werly Maria Lacerda Macedo Barcelos e Mateus Macedo Barcelos, esposa e filho, respectivamente, do empossando, prestigiaram a cerimônia (Crédito: Euler Junior/TJMG)
Nascido em Passos (MG) mas com passagem por Leopoldina onde trabalhou na Caixa Econômica Federal e ainda tem vínculos familiares, o Juiz de Direito Delvan Barcelos Júnior foi empossado no cargo de desembargador por merecimento, no final do ano passado.

O presidente do TJMG José Arthur Filho destacou a trajetória do juiz Delvan Barcelos Júnior no Judiciário mineiro, um magistrado que ele qualificou como operoso e comprometido com o aperfeiçoamento contínuo da Justiça. O presidente do TJMG também destacou sua atenção, respeito e lealdade na vivência diária com os colegas.

Ele ressaltou ainda os esforços do novo desembargador para que o TJMG se beneficiasse das mais recentes soluções tecnológicas disponíveis no país. “Ainda em 2012, quando juiz titular da 1ª Vara Regional do Barreiro, ele aceitou o desafio de participar do projeto-piloto de implantação do Processo Judicial eletrônico, o PJe, no âmbito da Justiça mineira.” Segundo ele, a iniciativa ocorria num momento em que muitos encaravam o novo sistema com resistência e até ceticismo.

“Ele foi, em grande medida, responsável pelo fato de que estivéssemos aparelhados para enfrentar a pandemia, que nos surpreendeu em 2020. O terreno preparado permitiu que um imenso contingente de magistrados, servidores, colaboradores e estagiários trabalhasse de maneira remota, nos momentos mais tensos da crise sanitária mundial”, lembrou o presidente.

Ele destacou também a dedicação e o espírito inovador do magistrado Delvan Barcelos Júnior, a quem – ele afirmou – “o TJMG acolhe, na 2ª Instância, com muita alegria”. “Nossa expectativa é de que esse novo ciclo que se inaugura e que representa o merecido coroamento de uma vitoriosa carreira seja um período igualmente iluminado, como tem sido a jornada do magistrado até aqui”, disse.

O novo desembargador Delvan Barcelos Júnior afirmou que a promoção por merecimento ao cargo coroa uma longa carreira dedicada à magistratura. “É uma honra ser integrante do TJMG, como desembargador. Esta é uma Corte respeitada e tradicional, com a qual eu espero contribuir. O Tribunal mineiro é hoje uma Casa de renome nacional, das mais avançadas do Brasil do ponto de vista tecnológico e das decisões aqui proferidas”, afirmou.

O novo desembargador lembrou sua trajetória por diversas comarcas mineiras, até chegar à capital, onde atua há 16 anos. “Há quatro anos e meio venho trabalhando junto à Presidência, como juiz auxiliar. Estou muito feliz por voltar à jurisdição e por voltar a decidir, que é a função de todo juiz. Quando tomei posse como magistrado, meu pai me disse de que eu poderia ajudar muitas pessoas em cada uma das comarcas por onde passasse. Como desembargador, poderei ajudar pessoas de todo o estado”, disse.

  
Fonte- Diretoria Executiva de Comunicação –TJMG




 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »