20/01/2023 às 18h21min - Atualizada em 20/01/2023 às 18h21min

Morre aos 88 anos o Monsenhor Antônio Chámel

Faleceu na tarde desta sexta-feira, 20 de janeiro de 2023, aos 88 anos, o decano do clero da Diocese de Leopoldina, Monsenhor Antônio José Chámel. A Diocese de Leopoldina foi comunicada sobre o seu falecimento por volta das 17h20.

Depois de receber os Sacramentos da Igreja, foi hospitalizado no Centro de Terapia Intensiva da Casa de Caridade Leopoldinense na manhã desta quinta-feira (19) com o quadro de pneumonia severa.

Após a divulgações de uma nota assinada pelo bispo diocesano comunicando o seu estado de saúde, conclamando a todos a se unirem em preces a Deus pela conservação de sua vida, milhares de fiéis registraram mensagens de carinho nas redes sociais, demonstrando o quão o padre Antônio é querido.

O corpo foi velado na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário na noite desta sexta-feira (20) e seguiu durante toda a madrugada, conforme o pedido dos familiares. Durante o dia serão realizadas missas de corpo presente. 

A Missa Exequial está prevista para às 15 horas deste sábado (21), também na Igreja Matriz do Rosário de Leopoldina, presidida por Dom Edson Oriolo, bispo de Leopoldina, seguida do sepultamento no Cemitério Público Municipal Nossa Senhora do Carmo.
 

Natural de São Geraldo (MG), Antônio José Chámel completaria 89 anos de idade no dia 29 de janeiro. Viveu maior parte de sua vida em Leopoldina, município sede de bispado, onde trabalhou com todos os oito primeiros bispos na predita diocese, criada em 1942 pelo Papa Pio XII.

Padre Antônio foi um sacerdote muito piedoso e passou o seu ministério buscando os cansados, os doentes, os pobres, sempre demonstrando solidariedade e praticando a bondade. O seu lindo testemunho de fé mudou a vida de muitas pessoas e jamais mediu esforços para levar o amor de Deus aos corações de todos.

O prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz decretou luto oficial de três dias no municipio.


Conheça mais sobre Monsenhor Antônio Chámel

 

Antônio Chámel nasceu no dia 29 de janeiro de 1934, no então Distrito de São Geraldo, que pertenceu ao município de Visconde do Rio Branco. Os seus pais vieram do Líbano para morar no Brasil. A sua mãe Da. Gurra Habibi José foi uma religiosa que inspirou toda a família. Ela rezava o terço de Nossa Senhora todas as noites e tinha o hábito da comunhão diária. O seu pai, o Sr. Chámel José, foi companheiro de estudo de Khalil Gibran, poeta, filósofo e pintor do mundo árabe, reconhecido internacionalmente.

Antônio Chámel é o mais novo da família de cinco filhos: Judith (in memóriam), Júlia, Miguel (in memóriam) e Oiliam José (in memóriam), esse último, foi advogado, professor, escritor, historiador, presidente da Congregação Mariana e membro da Academia Mineira de Letras.

Com apenas dois meses de vida, mudou-se para a cidade de Visconde do Rio Branco, onde fez o curso primário. A sua família foi inspiração para se tornar padre e, com apenas onze anos de idade, iniciou os seus estudos no Seminário Menor de Mariana, cursando o ginasial, o segundo grau, além da formação acadêmica em filosofia e teologia.

Quando a Diocese de Leopoldina foi criada, ele tinha apenas sete anos de idade e recorda quando o vigário anunciou na missa em Visconde do Rio Branco a desvinculação da Arquidiocese de Mariana.

Antônio José Chámel não assistiu a posse o primeiro bispo diocesano, mas, tão logo foi ordenado padre no dia 08 de dezembro de 1956, foi designado por Dom Delfim Ribeiro Guedes para trabalhar na Diocese de Leopoldina.

Foi educador no Seminário Menor Nossa Senhora Aparecida, onde atualmente funciona o Centro Pastoral Dom Reis. Também foi professor na Escola Estadual Professor Botelho Reis até o final do ano de 1991, quando se aposentou do magistério.

Durante 33 anos foi pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, no Distrito de Piacatuba, em Leopoldina. Também foi pároco da Igreja Nossa Senhora do Rosário, vigário da Catedral de São Sebastião, administrador paroquial de paróquias em Angustura (Além Paraíba) e Santo Antônio do Aventureiro. Foi capelão do Asilo Santo Antônio de Leopoldina, onde celebrou missas por quase quarenta anos.

Trabalhou com todos os sete bispos, ocupando cargos como reitor, ecônomo e professor do Seminário Menor Nossa Senhora Aparecida, além de chanceler e ecônomo da Diocese de Leopoldina.


Fonte: Diocese de Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »