02/02/2023 às 14h00min - Atualizada em 02/02/2023 às 14h00min

Prefeitura de Leopoldina leva cuidados de saúde à população em situação de rua

Fernanda Espindola (*)
Com o objetivo de resgatar a cidadania e ampliar o acesso da população em situação de rua à rede de atenção primária de saúde, a Prefeitura de Leopoldina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta quarta-feira , dia 1º de fevereiro, uma espécie de "ESF Itinerante", que levou cuidados a essa parcela da população no próprio espaço da rua, preservando o respeito ao contexto sociocultural.

As primeiras abordagens aconteceram nas imediações da Praça da Bandeira, no Centro. Todos os interessados foram cadastrados, passaram por serviços de testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e, posteriormente, encaminhamento para consulta médica e odontológica. Foram realizados 28 testes rápidos e a ideia é realizar a ação uma vez por semana, oportunizando à essa população o acesso às políticas públicas de promoção à saúde.

A ação é coordenada por uma equipe multiprofissional da Atenção Básica e do CAPS, com apoio da Secretaria de Assistência Social. De acordo com Jéssica Montes, coordenadora de ESF, as abordagens foram positivas e renderam não apenas um momento de sensibilização para a importância da prevenção à saúde, mas também o resgate da dignidade dos usuários.

"Essa iniciativa chega com o papel de reduzir danos físicos, conscientizar e oferecer um atendimento humanizado àqueles que muitas vezes são esquecidos pela sociedade. Conversei um pouco com cada um para saber da história de vida e muitos se emocionaram por estarem merecendo atenção, sem julgamento ou preconceito", explica Jéssica Montes, completando:

"É justamente por causa do preconceito que eles não procuram assistência ou desistem do atendimento em saúde. Por isso, vamos levar semanalmente para a rua os serviços mais básicos da atenção primária, além de orientações e encaminhamentos para tratamentos, pois sabemos que é uma população bastante vulnerável e que precisa de atenção”.

"Temos o compromisso de cuidar da nossa gente. E esse projeto é de suma importância não só para viabilizar o acesso dos mais vulneráveis a um tratamento gratuito e de qualidade, mas também para resgatar a cidadania desses cidadãos", disse o prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz.

(*) Assessoria de Imprensa de Prefeitura de Leopoldina 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »