01/03/2023 às 01h11min - Atualizada em 01/03/2023 às 01h11min

Julius sugere criação em Leopoldina de Centro de Valorização da Vida

A depressão acomete grande parte da população e por esse motivo considera que já passou da hora de se falar abertamente sobre suicídio.

Luiz Otávio Meneghite
Vereador Julius César Pereira da Silva
Preocupado com o grande número de pessoas com ansiedade e depressão em Leopoldina, que vem contribuindo para ceifar vidas, muitas vezes através do suicídio, o vereador Julius Cezar Pereira da Silva apresentou proposição em reunião da Câmara Municipal de Leopoldina, sugerindo ao prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz, a criação no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde de um núcleo do CVV- Centro de Valorização da Vida.

Em sua justificativa à proposta, o parlamentar ressaltou que entende a dificuldade que as pessoas têm para pedir socorro em decorrência da depressão que acomete grande parte da população e por esse motivo considera que já passou da hora de falar abertamente sobre suicídio.

“Tenham certeza que o suicídio pode ser prevenido sim. A primeira medida preventiva é a educação. Durante muito tempo, falar sobre suicídio foi um tabu e havia medo de se conversar sobre o assunto. De uns tempos para cá, especialmente com o sucesso da campanha ‘Setembro Amarelo’, tal barreira foi derrubada e informações ligadas ao tema passaram a ser compartilhadas, possibilitando que as pessoas tenham acesso a recursos de prevenção” pontuou o vereador.

Na sua opinião “saber as principais causas e as formas de ajudar pode ser o primeiro passo para reduzir as taxas de suicídio, não somente em Leopoldina, mas em todo o Brasil onde atualmente 32 pessoas por dia tiram a própria vida. Surge então um outro desafio: falar com responsabilidade, de forma adequada e alinhada ao que recomendam as autoridades de saúde”, registrou.

O vereador Julius Cezar considera que para alcançar o objetivo de forma eficaz, também vê a necessidade que o Poder Executivo coloque à disposição das pessoas acometidas das doenças e seus familiares, um telefone para atendimento de urgência, que funcione 24 horas por dia, tendo uma equipe de profissionais que possuam conhecimento do assunto para dar apoio emocional, orientar e encaminhar quem necessite para um setor responsável que na maioria das cidades são encaminhadas para o CAPS e para o CRAS.

O parlamentar fez questão de salientar que esse serviço deverá ser totalmente gratuito. “Vivemos momentos tão difíceis em Leopoldina no tocante a tal assunto, que vejo com extrema urgência que o Poder Executivo comece uma campanha contra a depressão e o suicídio já. Não podemos aguardar chegar o ‘Setembro Amarelo’ sendo de muita importância a divulgação da campanha em todos os meios de comunicação”, frisou Julius.

Fonte> Indicação nº 035/2023


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »