14/03/2023 às 14h40min - Atualizada em 14/03/2023 às 14h40min

O dilema e a importância da faixa azul em Leopoldina

Max Alan Matheus (*)
Muitos veículos estacionam em locais inadequados (Foto: Luciano Baía Meneghite/Foto: Max Alan )
O trânsito de Leopoldina está cada vez mais caótico. Difícil entender porque persiste esse dilema entre adotar ou não a faixa azul em nossa cidade. Pelo tempo que isso vem sendo tratado e estudado é difícil entender que setor ou quem tem tanto poder de obstar essa implantação.

 A faixa azul é um dispositivo utilizado em vias públicas para indicar a existência de uma área de estacionamento rotativo exclusiva para veículos em geral e de pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. A importância da faixa azul para o trânsito de Leopoldina, e de qualquer cidade, é garantir o direito de acesso e mobilidade da população. Haja vista que é quase impossível achar uma vaga no centro da cidade para estacionar e resolver suas tarefas como: compras no comércio, bancos, correios, etc....

A faixa azul também é um instrumento de inclusão social, permitindo que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida possam ter maior disponibilidade de locais para estacionar seus veículos próximos a seus destinos, facilitando o acesso a prédios públicos, comércios, hospitais, entre outros lugares.

Além disso, a faixa azul contribui para a segurança no trânsito, já que ao estacionar em locais adequados, evita-se que esses veículos fiquem estacionados em locais inadequados, como em calçadas, ciclovias ou em vagas destinadas a outras finalidades, o que poderia gerar riscos de acidentes.

É importante ressaltar que a faixa azul deve ser respeitada por todos os condutores de veículos, e que a falta de respeito a ela pode acarretar em multas e punições, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro. Assim, a conscientização e o respeito à faixa azul são essenciais para garantir a inclusão e a mobilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, bem como a segurança no trânsito em Leopoldina e em qualquer outra cidade.

Entendo que já passou da hora de uma faixa azul bem ampla, principalmente no centro da cidade, ser implantada em nossa cidade. Não dá pra entender de onde vem tanta resistência e dificuldade para tal.  Com a palavra as autoridades leopoldinenses.

(*) Eletrotécnico formado pelo Cefet-MG; Formado em Direito pela Faculdade Doctum/ Leopoldina,  habilitado pela OAB/MG; Especialista em Direito Público, Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Cândido Mendes/Plenarius;  Oficial de Justiça Avaliador do TJMG. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »