23/03/2023 às 08h33min - Atualizada em 23/03/2023 às 08h33min

Vinicius Queijinho reivindica funcionamento da UPA 24 horas em Leopoldina

Prédio construído no bairro São Cristóvão nunca chegou a funcionar com a finalidade para a qual foi idealizada.

Luiz Otávio Meneghite
Foto aérea da UPA de Leopoldina (Foto: Vinicius Costa)
O vereador Marcos Vinicius Costa Pereira Lima, o popular ‘Queijinho do Povo’, esteve em Coronel Fabriciano na sexta-feira, 17 de março de 2023, quando se reuniu com o novo presidente da AMM-Associação Mineira de Municípios, o médico Dr. Marcos Vinicius da Silva Bizarro, eleito para o triênio 2022-2025 e promete trabalhar em prol dos anseios das 853 cidades de Minas Gerais

Na oportunidade ele também conversou com o Secretário de Saúde Ricardo Cacau Melo e com o Secretário de Governança Política, José Marcio Gomes Pereira. Eles revelaram ao vereador leopoldinense que os recursos destinados à paramentação e o funcionamento de uma UPA-Unidade de Pronto Atendimento 24 horas são oriundos, em quase sua totalidade do Ministério da Saúde.

O prédio construído em Leopoldina para o funcionamento da UPA 24 horas está localizado entre as Ruas Omar Resende Peres e Rua Carlos Schettino, nº 82, bairro São Cristóvão, e atualmente para abriga a urgência de saúde mental (CAPS III TM e CAPS AD III),

Segundo o vereador, a sua idéia é que no local funcionem simultaneamente a UPA 24 horas e a sede do SAMU, atualmente instalado em prédio cujo aluguel é pago pela Prefeitura. Com isso, caberia às equipes do SAMU identificar os casos que seriam direcionados ao Pronto Socorro Municipal Dr. José Bastos Faria Freire, instalado em dependências da Casa de Caridade Leopoldinense e os que poderiam ser resolvidos na própria UPA 24 horas desafogando com isso o hospital.

Humildemente, como é de sua personalidade, Vinicius Queijinho, agradeceu ao prefeito de Coronel Fabriciano e agora também presidente da AMM,  Dr. Marcos Vinicius da Silva Bizarro,as informações prestadas. Segundo o vereador leopoldinense, em Coronel Fabriciano a prioridade é a Saúde e o fim das filas para atendimento da população ao contrário de Leopoldina, onde as pessoas tem que acordar de madrugada para pegar senha para atendimento com o limite de 8 pessoas por dia, de segunda a sexta-feira.


O vereador Queijinho com Cacau o secretário de Saúde de Coronel Fabriciano


O que é a UPA 24h?

As Unidades de Pronto Atendimento – UPA 24h – são estruturas de complexidade intermediária entre as unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares (Pronto Socorro) onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências. São integrantes do componente pré-hospitalar fixo e devem ser implantadas em locais estratégicos para a configuração das redes de atenção à urgência, com acolhimento e classificação de risco em todas as unidades, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências. A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência- SAMU que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.

Unidades de Pronto Atendimento (UPA) funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com isso ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais. A UPA inova ao oferecer estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.

Segundo informações veiculadas pelo site do Ministério da Saúde a UPA destinada a cidades do porte de Leopoldina, com população na área de abrangência de 50 mil a 100 mil habitantes, é a de Porte I que tem de 5 a 8 leitos de observação com capacidade de atender até 150 pacientes a cada 24 horas com o mínimo de 2 médicos por plantão, sendo um pediatra e um clínico geral.

Fontes de informação: Ministério da Saúde e Arquivo do Jornal Leopoldinense.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »