27/03/2023 às 15h51min - Atualizada em 27/03/2023 às 15h51min

Construção civil avança. Novas obras e reformas exigem atenção com redes de energia

Energisa alerta para detalhes na hora de realizar os projetos, evitando acidentes.

Comunicação Social Energisa

O setor de construção civil avançou em 2022 e pelo segundo ano consecutivo, registrou um crescimento acima da média da economia nacional. Para este ano, a previsão é positiva. A expectativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) é que o mercado apresente uma alta de 4,5%, impulsionada pela estabilidade do preço dos materiais de construção e pela melhora na economia do país.

 
Mas, se há mais obras e mais pessoas empregadas, deve existir também a preocupação com a segurança e o treinamento desses trabalhadores, principalmente na hora de construir, obedecendo a distância segura da rede, e ao manusear os equipamentos próximos aos fios de energia.

 
Em 2022, a Energisa Minas Rio identificou mais de 250 casos de obras que apresentavam risco nas cidades da área de concessão em Minas. Em casos de risco grave de acidente, as equipes da Energisa recomendam a paralisação da obra, reforçando a necessidade de conformidade às normas de segurança.

 

Valtair Teodoro, coordenador de Manutenção e Construção, explica que é importante, na hora de construir, que os profissionais estejam atentos às distâncias mínimas de segurança da rede elétrica., principalmente ao utilizar andaimes ou trabalhar em construções no mesmo nível que a rede.

 

Em hipótese alguma deve-se tentar algum artificio para afastar a rede por conta própria. A rede elétrica requer muita atenção e deve ser manuseada apenas por profissionais habilitados e capacitados. São vidas colocadas em risco quando não há esse cuidado. E nenhum projeto, nenhuma economia na obra, vale uma vida”, pontuou. Ele destaca: “nem todos sabem, mas um acidente pode acontecer mesmo sem haver o contato direto dos equipamentos com os fios. A proximidade de um equipamento ou ferramenta de trabalho com a rede pode causar uma descarga por indução elétrica, provocando lesões ou até a morte do profissional”.

 

O coordenador afirma ainda que se tratando de segurança no trabalho, todo cuidado é pouco. É primordial que os trabalhadores estejam atentos aos cuidados para que se garanta a segurança de todos. Investir em segurança não é caro. Caro, é o acidente. Confira algumas orientações de segurança:

 

  • manter distância segura da rede elétrica, principalmente ao movimentar materiais metálicos, como barras de ferro e arames;
  • caso não seja possível o distanciamento, é preciso solicitar a proteção das partes energizadas da rede com risco de contato acidental;
  • evitar o uso de extensores nos cabos ao fazer a pintura de fachadas, pois eles poderão se aproximar ou tocar na rede elétrica;
  • planejar como os andaimes serão colocados, com sinalização correta quando estiver próxima à rede de energia;
  • ter cuidado ao manobrar caminhões para que não encostem ou danifiquem a rede elétrica;
  • nunca basculhar caminhões caçamba debaixo da rede elétrica;
  • no momento de instalar ou consertar antenas, escolher um lugar afastado dos fios, observar quando o tempo estiver bom, sem chuva. Caso a antena caia na fiação, nunca segurar ou tentar recuperar;
  • consultar sempre um profissional capacitado para este tipo de serviço ou a sua distribuidora.
  • Sempre que houver dúvidas ou necessidade de uma prestação de serviço da Energisa, o cliente deve entre em contato pelos canais de comunicação:
  •  

    • Aplicativo Energisa On (disponível para iOS e Android)  

    • www.energisa.com.br       

    • Call center - 0800 032 0196.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »