01/04/2023 às 09h12min - Atualizada em 01/04/2023 às 09h12min

Diocese de Leopoldina divulga programação da Semana Santa

Todos são convidados a vivenciar os mistérios de Jesus, refletindo sobre a sua Vida, Obra, Paixão, Morte e Ressurreição

Celebração do Domingo de Ramos na Catedral de São Sebastião em Leopoldina (Foto: João Gabriel Baía Meneghite - Diocese de Leopoldina)
A Diocese de Leopoldina, presença da Igreja Católica em 34 municípios do sudeste das Minas Gerais celebra entre os dias 02 e 09 de abril de 2023 a Semana Santa, quando todos são convidados a vivenciar os mistérios de Jesus, refletindo sobre a sua Vida, Obra, Paixão, Morte e Ressurreição.

Nesta página disponibilizamos as programações divulgadas pelas paróquias, bem como a agenda do bispo diocesano. A listagem completa com o link para os cartazes está disponível ao final desta matéria.

AGENDA DO BISPO

Na Solenidade de Domingo de Ramos, abertura da Semana Santa, quando os fiéis refletem sobre a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, dom Edson Oriolo estará reunido com os padres da cidade de Leopoldina na Praça Felix Martins, às 07h, no centro da cidade, onde haverá a bênção dos Ramos, seguida de uma procissão até o Santuário São José Operário, onde o bispo preside uma Santa Missa. À noite, às 19h30, dom Edson preside eucaristia na Matriz da Paróquia Santa Cruz, no bairro Safira, em Muriaé (MG).

Durante a Semana Santa o bispo diocesano tem agenda confirmada em Ubá, Santo Antônio do Aventureiro, Itamarati de Minas, Leopoldina, Rosário da Limeira, Angustura, Piraúba, Dona Euzébia e Cataguases (Programação completa abaixo)

Na Quinta-feira Santa é recordada a última ceia de Jesus com seus apóstolos, quando também foi instituída a eucaristia e o sacerdócio. Na tradição da Igreja Católica, o clero diocesano se reúne na catedral para a Missa do Crisma, também conhecida como “Missa da Unidade”, quando o bispo abençoa os Óleos do Batismo, Enfermos, além de consagrar o Óleo do Santo Crisma. A Santa Missa do Crisma também marca um momento importante da caminhada diocesana, homenageando os monsenhores Antônio Luiz da Silva e José Carlos Ferreira Leite, recentemente agraciados pelo Santo Padre, o Papa Francisco, com o título de ‘Monsenhor’.

A celebração acontece na Catedral de São Sebastião, em Leopoldina (MG), às 09h. Também na Quinta-feira Santa Dom Edson Oriolo preside a Missa da Ceia do Senhor, na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, às 19h, em Rosário da Limeira (MG).

Na Páscoa do Senhor, às 07h, dom Edson participa de uma procissão seguida de Santa Missa na Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores, em Dona Euzébia (MG) . No mesmo dia estará em Cataguases (MG) presidindo eucaristia no Santuário Santa Rita de Cássia, às 18h.

AGENDA DO BISPO
 
01/04 – Momento Mariano
  • 19h – Dom Edson estará reunidos com o povo e os padres de Leopoldina em frente ao monumento de Nossa Senhora da Paz, na Praça Dom Helvécio (Catedral).
02/04 – Solenidade de Domingo de Ramos
  • 07h – Concentração e Bênção dos Ramos na Praça Felix Martins, em Leopoldina (MG), seguida de uma procissão para o Santuário São José Operário, onde haverá uma Santa Missa.
  • 19h30 – Paróquia Santa Cruz, em Muriaé (MG) – Bairro Safira
03/04 – Segunda-feira da Semana Santa | Senhor dos Passos
  • 19h – Igreja Matriz Divino Espírito Santo de Ubá (MG).
04/04 – Terça-feira da Semana Santa | Nossa Senhora das Dores
  • 19h – Paróquia Santo Antônio, em Santo Antônio do Aventureiro (MG).
05/04 – Quarta-feira da Semana Santa | Sermão do Encontro
  • 19h – Missa na Igreja Matriz Senhor Bom Jesus dos Aflitos, em Itamarati de Minas (MG).
06/04 – Quinta-feira Santa | Ceia do Senhor
  • 09h – Missa do Crisma – Catedral de São Sebastião de Leopoldina
  • 19h – Missa da Ceia do Senhor – Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, em Rosário da Limeira (MG).
07/04 – Sexta-feira da Paixão do Senhor
  • 15h – Ação Litúrgica na Igreja Matriz Nossa Senhora Madre de Deus, no Distrito de Angustura, em Além Paraíba (MG)
08/04 – Sábado Santo | Vigilia Pascal
  • 19h – Igreja Matriz São Sebastião, em Piraúba (MG).
09/04 – Páscoa do Senhor
  • 07h – Procissão seguida de Santa Missa da Páscoa do Senhor na Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores, em Dona Euzébia (MG)
  • 18h – Santuário Santa Rita de Cássia, em Cataguases (MG).

PROGRAMAÇÕES PAROQUIAIS
Para acessar o cartaz com a programação completa divulgada pelas paróquias, basta clicar em cima do nome da paróquia e abrir o conteúdo. Algumas programações poderão ser acrescidas, de acordo com o envio ou atualização de informações.
 
FORANIA DE LEOPOLDINA
Clique sobre os nomes para acessar o cartaz com a programação. 

Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Leopoldina
Paróquia São Benedito de Leopoldina 
Santuário São José Operário de Leopoldina
Paróquia Nossa Senhora da Piedade de Piacatuba 
Paróquia Santo Antônio de Tebas 
Paróquia Senhor Bom Jesus de Argirita
Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Laranjal
Paróquia Nossa Senhora das Dores (Itapiruçu – Palma)*
Paróquia São Francisco de Assis de Palma
Paróquia Jesus Menino Deus de Recreio
Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição de Conceição da Boa Vista (Recreio) 
 
 Fonte: Diocese de Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »