02/04/2023 às 09h11min - Atualizada em 02/04/2023 às 09h11min

Campanha de Vacinação contra a Influenza começa segunda feira (3) em Leopoldina

O objetivo da campanha é reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população-alvo para vacinação.

Edição> Luiz Otávio Meneghite
A vacinação é rápida e gratuita.
Começa nesta segunda-feira, 3 de abril, após às 13:00 horas, em Leopoldina, a 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A informação é de Regina Aparecida Inácia Reis, Chefe de Departamento de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde em ofício enviado ao Jornal Leopoldinense.
 
A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza o responsável pelas grandes pandemias.
 
Segundo Regina Reis, “o horário determinado (após às 13:00 horas) decorre do tempo necessário para a distribuição das doses da vacina para as unidades, visto que estas, só serão liberadas pela GRS/Leopoldina, após às 10:00 horas do dia 03/04/2023, quando terá início a Campanha de Vacinação contra Influenza em todas as salas de vacinação do nosso município”.
 
O objetivo da campanha é reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população-alvo para vacinação.
 
Para melhor atender a população, o município fará dois dias “D” de mobilização social, sendo o primeiro no dia 15 de abril de 2023 e o outro no dia 20 de maio de 2023, onde todas as unidades de saúde do município estarão abertas de 08:00 h às 13:00 h, bem como um ponto volante na Praça Felix Martins.
 
Quem pode se vacinar
 
A vacina estará disponível para: crianças de 6 meses a menores de 6 anos; Trabalhadores da saúde; Gestantes; Puérperas; Professores do ensino básico e superior; Idosos a partir de 60 anos de idade; Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; Profissionais das Forças Armadas; Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independente da idade; Pessoas com deficiência permanente; Caminhoneiros; Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; Trabalhadores portuários; População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescente e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
 
Os locais de vacinação
 
Para melhor atender a população, a vacina contra Influenza estará disponível diariamente de 08:00 às 15:00 horas nas seguintes unidades:
  • ESF Quinta Residência – Rua Antonio Fernandes Valentim
  • ESF Bandeirantes – Rua Rafael Gorrado
  • ESF São Cristóvão- Rua Nilo colono dos Santos
  • ESF Bela Vista I – Rua João Teixeira de Moura Guimarães
  • ESF Bela Vista II – Av. dos Expedicionários
  • ESF Tebas – Rua Henrique Fonseca
  • ESF Piacatuba – Praça Dr. Joaquim Dutra
  • ESF Providência – Rua Prof. Carlos Franco
  • ESF Abaíba
  • ESF Rosário – Praça do Rosário
  • ESF Ribeiro Junqueira – Av. Aurélio Pimentel
  • ESF Pirineus – Rua Moacir Cunha
e diariamente de 08:00 às 17:00 horas no Polo de Saúde Agostinho Pestana – ponto de referência prédio abaixo do hospital
 
 
Fontes: Departamento Municipal de Vigilância Epidemiológica e Ministério da Saúde


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »