03/04/2023 às 17h09min - Atualizada em 03/04/2023 às 17h09min

Fórum de Turismo Rural acontece em Leopoldina no dia 11 de abril

Evento regional será promovido pela Emater/MG e IGR Serras e Cachoeiras e realizado no Centro Cultural Mauro de Almeida Pereira.

Cristiano Fófano
Centro Cultural Mauro de Almeida Pereira(Foto Kalon Moraes)
O Fórum de Turismo Rural será realizado no dia 11 de abril de 2023, na Casa de Cultura Mauro de Almeida  Pereira em Leopoldina/MG. Um evento regional com o objetivo de apresentar a atividade turística como alternativa de renda para as famílias rurais e diversificação das atividades produtivas nas pequenas propriedades dos municípios com potencial de turismo. 

PROGRAMAÇÃO:

Início às 12:30 hs e término às 18 hs
12:30 hs - Credenciamento
13 hs - Abertura pelo Prefeito Anfitrião Exmo. Sr. Pedro Augusto Junqueira
13:15 hs - Boas Vindas do Gerente Regional da Emater de Muriáe Sr. Paulo Carvalho ou Coordenadora Regional Sra. Geralda Costa
13:30 hs - Boas Vindas do Presidente da IGR Serras e Cachoeiras Exmo. Sr. Alex Andrade Anzolin
13:45 hs - Palestra 1: Como Criar Atratividades para as rotas turísticas rurais

Thatiana Daniella Moura Garcia - Emater/MG Técnica em Economia Doméstica, Pedagoga, Turismóloga e especialista em Segurança de Alimentos. Atualmente, atua como Coordenadora Técnica Estadual de Turismo e Artesanato na EMATER-MG. Extensionista há 17 anos, desenvolveu diversos trabalhos na área de Bem-estar Social. Na região de São João del-Rei, conduziu ações de Turismo Rural em parceria com o Circuito Trilha dos Inconfidentes, dentre outras. Conquistou os seguintes prêmios: em 2018, segundo lugar com a Rota do Queijo no Prêmio do Ministério do Turismo na categoria Turismo de Base Comunitária e Produção Associada ao Turismo do Brasil; em 2021, a Rota do Queijo - Terroir Vertentes foi selecionada entre as oito regiões finalistas, numa iniciativa dos Ministério do Turismo e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Participa da Frente da Gastronomia Mineira, Observatório do Turismo e Conselho Estadual de Turismo.Palestra 2 – Políticas Públicas para o setor de Turismo Ru como incentivo à atividade pelos Agricultores Familiares.

14:30 hs - Palestra 2: Cozinha Mineira e Turismo

Luís Carneiro - SECULT/MG Mercadológo, turismólogo e agente cultural. Analista de marketing na diretoria de produtos e segmentação turística da SECULT-MG com enfoque em cozinha mineira, turismo rural e TBC.

15:15 hs - Apresentação do Case de Sucesso de São João Del Rey

Joelma Taroco – Produtora Rural de São João Del Rey - Formada em Magistério, mas sempre trabalhou como auxiliar administrativo em São João del-Rei e 8 anos em Belo Horizonte. Retornou para São João del-Rei novamente foi trabalhar na área administrativa de uma empresa industrial. Em 2017, com a produção de queijo e comercialização de Queijo Minas Artesanal crescendo, vendo a dificuldade que os pais estavam, decidiu sair do emprego e iniciar o trabalho com Queijo Minas Artesanal.
 
16:00 hs - 2º Momento: Mostra de turismo rural de Leopoldina

Exposição/feira para apresentação dos principais produtos da Agricultura familiar com potencial turístico: Cachaça / Mel / Carnes e embutidos / Artesanato / Queijos e derivados
REALIZAÇÃO: Emater/MG e IGR Serras e Cachoeiras
APOIO: Sebrae/MG, Prefeitura Municipal de Leopoldina e Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Leopoldina - ACIL
INSCRIÇÃO GRATUITA: https://forms.gle/XpRpeePJaPRu6xxx6


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »