19/04/2023 às 11h25min - Atualizada em 19/04/2023 às 11h25min

Familiares de detentos dizem que prisões mineiras se transformaram em masmorras

Assessoria de Imprensa ALMG
Comissão de Direitos Humanos - debate sobre o sistema prisional (Foto: Willian Dias - 18/04/2023 )

É o que denunciaram dezenas de participantes de audiência pública da Comissão de Direitos Humanos da ALMG nesta terça (18). Gestores estaduais prometeram que supostas irregularidades serão apuradas e corrigidas.

Denúncias de tortura, superlotação, suicídios tentados e consumados, abuso sexual, transferências repentinas, restrições ao banho de sol, más condições de higiene e alimentação, inclusive com falta de alimentos ou comida estragada, maus-tratos aos familiares e logística de visitas precária, descumprimento de ordens judiciais, normas e regulamentos, não reconhecimento das associações de familiares e amigos dos detentos como instâncias legítimas de diálogo e, por fim, baixo efetivo e pouca qualificação dos trabalhadores do sistema prisional mineiro.

Essas foram os principais problemas que constam da plataforma online de recebimento de denúncias Desencarcera! e reforçadas em audiência pública da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizada na tarde desta nesta terça-feira (18/4/23). A reunião atendeu a requerimento da presidenta da comissão, deputada Andréia de Jesus (PT).

Ao longo de mais de cinco horas de audiência, foram dezenas de manifestações indignadas de familiares dos presos, inclusive com a citação nominal de diversos agentes penitenciários masculinos e femininos que seriam reincidentes no cometimento de abusos contra detentos e familiares.

Leia a matéria na íntegra.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »