28/04/2023 às 17h11min - Atualizada em 28/04/2023 às 17h11min

10ª Parada de Segurança alerta sobre riscos de acidentes com a rede elétrica

Crianças e adolescentes também recebem orientações de segurança para evitar acidentes com a rede elétrica.

Comunicação Social Energisa
Colaboradores da Energisa visitam obras, residências e comércios do ramo de construção.

Nesta semana equipes da Energisa Minas Rio estiveram empenhadas em mais uma ação especial de conscientização: 50 colaboradores, distribuídos em 18 equipes, estiveram em 40 cidades, em Minas e Nova Friburgo, para alertar a população, profissionais de estabelecimentos comerciais – principalmente lojas de materiais para construção civil – e trabalhadores em obras sobre os riscos de acidentes envolvendo a rede elétrica.

De acordo com Luana Cruzué, técnica de Distribuição da Energisa, “o objetivo é estar mais perto da comunidade. Por isso, a iniciativa faz parte do cronograma de atuação preventiva da concessionária, com o intuito de despertar a comunidade sobre o risco real de realizar serviços ou brincadeiras, no caso das crianças, próximo à rede elétrica. Com os trabalhadores da construção civil, por exemplo, a abordagem se concentra em orientações essenciais como não montar andaimes, nem posicionar escadas, tampouco deixar calhas, telhas e vergalhões perto da rede elétrica”, explica.

Junto com a distribuição dos panfletos, as equipes da Energisa apresentaram exemplos dos riscos aos quais os trabalhadores estão expostos, muitas vezes sem perceber. “Nem todo acidente é causado pelo toque do objeto na rede, diretamente. Há ocorrências em que a simples proximidade de um equipamento com a fiação de energia pode causar uma descarga por indução elétrica, provocando queimaduras, fraturas, lesões ou até a morte”, alerta Luana.

Além de conscientizar a população, durante Parada de Segurança, foram revisitados mais de 250 casos de risco já mapeados pelo processo de identificação, e mais de 300 pessoas foram orientadas. Somente este ano, já foram identificados mais de 230 casos de risco, sendo 101 embargos.

A Energisa preocupada com os seus clientes também realiza obras para ampliar a segurança, como por exemplo afastamento e deslocamento de rede que, somente este ano representa mais de R$ 4 milhões de investimento.

 

A responsabilidade é de todos. Para uma reforma ou construção segura, a Energisa orienta que:

  • mantenha uma distância mínima de 2 metros da rede elétrica, principalmente ao movimentar materiais metálicos, como barras de ferro, vergalhões e escadas e também nas construções e manutenções de telhados;
  • nunca tente retirar materiais que tenham caído sobre ou estejam em contato com a rede elétrica, pois podem conduzir eletricidade provocando acidentes;
  • ao realizar pintura de fachadas, evite o uso de extensores nos cabos, pois eles poderão se aproximar ou tocar a rede elétrica;
  • a colocação de andaimes deve ser planejada e com distância segura da rede elétrica;
  • na instalação ou conserto de antenas, cuidado com a rede elétrica: escolha um lugar afastado dos fios, observando quando o tempo estiver bom, sem chuva.

Essas e outras orientações para evitar acidentes com a rede elétrica estão no YouTube da Energisa.

Em caso de acidentes com a rede elétrica, mantenha distância e acione a empresa pelos canais de atendimento:

 

 

Grupo de homens em pé    Descrição gerada automaticamente

Grupo de homens em pé Descrição gerada automaticamente

 

Pessoas na frente de um prédio    Descrição gerada automaticamente com confiança média

Pessoas na frente de um prédio Descrição gerada automaticamente com confiança média


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »