01/05/2023 às 09h01min - Atualizada em 01/05/2023 às 09h01min

Leopoldina terá este ano a 4ª edição da Festa do Imigrante Italiano

O evento será realizado de 17 a 21 de maio em homenagem às famílias de imigrantes italianos e busca resgatar a memória e a história.

Edição> Luiz Otávio Meneghite
Jairo Seoldo, presidente da ACIL, foi um dos idealizadores do evento (Foto João Gabriel Baia Meneghite)
Uma parceria entre a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Leopoldina - ACIL e a Prefeitura de Leopoldina, vai possibilitar a realização da 4ª edição da Festa do Imigrante Italiano, com apoio do Comitato degli Italiani all’Estero-Seção Minas Gerais – COMITES e do Consiglio Generale degli Italiani all’Estero – CGIE.

O evento criado em 2018, (interrompido pela pandemia do COVID-19), será realizado entre os dias 17 e 21 de maio deste ano, com o objetivo de preservar a memória e resgatar a história, trajetória, saberes e manifestações culturais das famílias que contribuíram, e ainda contribuem, para o desenvolvimento sustentável do antigo vilarejo de São Sebastião do Feijão Cru, buscando valorizar o patrimônio Cultural vinculado à presença das famílias italianas em Leopoldina e região.

As festividades serão marcadas pela solenidade de abertura com o hasteamento das bandeiras de Leopoldina, Minas Gerais, Brasil e Itália, que tradicionalmente acontecem em frente ao ‘Ginásio’. Na programação consta um roteiro gastronômico, uma bela noite italiana com canções, gastronomia e danças típicas, homenagens às famílias italianas, palestra, missa ‘Celebração do Lucernário’, festa da polenta, caminhada do imigrante, 1ª corrida Ítalo-Mineira e o encerramento com o tradicional Festival de Macarronada na praça no distrito de Tebas.

Com informações extraídas do convite ao evento


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »