02/05/2023 às 18h24min - Atualizada em 02/05/2023 às 18h24min

Iniciada campanha contra abuso e exploração sexual e infantil com teatro nas escolas

Orientar crianças a respeito das formas de violência sexual pode ser um tabu para algumas famílias, educadores e, até mesmo, para muitos profissionais da rede protetiva. Pensando em facilitar a abordagem deste tema, a Prefeitura de Leopoldina, por meio da Secretaria de Assistência Social, iniciou na manhã desta terça-feira, dia 2, a Campanha Faça Bonito 2023 com um ciclo de apresentações teatrais nas escolas da rede municipal de ensino.

O Faça Bonito é um projeto nacional e marca anualmente o combate na luta contra o abuso sexual de crianças e adolescentes em todo o país. E foi através de uma linguagem teatral, com palavras de fácil compreensão, brinquedos e fantoches, que os artistas do Grupo Pera, de Cataguases, mostraram às crianças da Escola Municipal Ribeiro Junqueira a importância de falar sobre os ‘carinhos’ indesejados, as partes do corpo que ninguém pode tocar e as situações que causam tristeza ou incômodo.

De acordo com a Secretaria de Assistência Social, as apresentações teatrais chegarão a todas as escolas municipais e estaduais de Leopoldina, inclusive às instituições de ensino particular que quiserem aderir à campanha da Prefeitura.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é celebrado no dia 18 de maio. A data é reconhecida como uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no país e foi instituída em memória à menina Araceli Crespo, de 8 anos, que foi sequestrada, violentada e assassinada neste mesmo dia, em 1973.

O objetivo é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da defesa dos direitos de crianças e adolescentes, garantindo a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »