07/05/2023 às 09h40min - Atualizada em 07/05/2023 às 09h40min

O que explica o avanço de motociclistas com sinal fechado em semáforo?

O cálculo dos tempos no controle é gerado a partir das limitações físicas das vias que se interceptam e dos tempos perdidos no controle.

Luiz Otávio Meneghite
Retenção de trânsito junto ao semáforo na Praça General Ozório (Foto João Gabriel B. Meneghite)
Quem nunca viu um condutor de motocicleta ultrapassar um cruzamento com o semáforo fechado em Leopoldina que levante o dedo. Infelizmente, o fato se repete a todo o momento em todos os cruzamentos onde existem semáforos instalados na cidade.
 
Em Leopoldina os semáforos estão localizados na avenida Getúlio Vargas no encontro com as ruas 27 de Abril e Farmacêutico Durval Bastos; na interseção das praças General Osório, João XXIII e Félix Martins e na rua Presidente Carlos Luz.
 
Utilizado para controlar o tráfego de veículos e pedestres os semáforos estão provocando riscos de acidentes no momento da alternância do sinal fechado (vermelho) para o sinal aberto (verde). Isso, porque os condutores de motocicletas se posicionam embaixo dos sinais luminosos fora do mesmo campo de visão de outros veículos, como os automóveis e se orientam pelo mesmo sinal destinado aos pedestres afixados nas laterais dos postes que sustentam os semáforos.
 
No momento em que os semáforos iniciam a contagem regressiva do vermelho para o verde eles, por uma questão de segundos, já se movimentam para fazer a ultrapassagem com risco de acidentes devido à velocidade que imprimem às motocicletas.

O cálculo dos tempos no controle é gerado a partir das limitações físicas das vias que se interceptam e dos tempos perdidos no controle. Tempos perdidos no controle são aqueles que efetivamente não são utilizados pelos veículos ou pedestres para cruzar a interseção, tal como os tempos de amarelo ou de vermelho de segurança (todos os grupos focais permanecem indicando a cor vermelha), por exemplo.

O avanço de motociclistas com sinal fechado em semáforo pode ser explicado por diversos fatores, dentre os quais destacam-se a impaciência, o desejo de economizar tempo e o hábito cultural de alguns condutores de motocicletas. Além disso, como mencionado na citação, muitos motociclistas se orientam pelo sinal destinado aos pedestres afixados nas laterais dos postes, o que pode levar a confusões e aumentar o risco de acidentes.

É importante ressaltar que esse comportamento representa uma infração de trânsito e pode resultar em multas e pontos na carteira de habilitação, além de aumentar significativamente o risco de acidentes, tanto para o próprio motociclista quanto para outros usuários das vias. Por isso, é fundamental que os condutores de motocicletas respeitem as regras de trânsito e ajam com responsabilidade, visando sempre a segurança no trânsito.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »