24/05/2023 às 19h39min - Atualizada em 24/05/2023 às 19h39min

Maio Furta-Cor: Prefeitura adere à campanha em apoio à saúde mental materna

Fernanda Espindola (*)
Entre tantas cores dedicadas ao mês de maio, tais como amarelo, roxo e laranja, você já ouviu falar na furta-cor? Provavelmente não. O Maio Furta-Cor é uma campanha nacional, sem fins lucrativos, que tem o objetivo de conscientizar acerca da saúde mental materna.
 
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão pós-parto atinge cerca de 15% das puérperas nos países desenvolvidos, e 19% nos países em desenvolvimento.
 
E para ampliar um olhar mais sensível sobre esta população, a Prefeitura de Leopoldina, por meio da Secretaria de Saúde, aderiu à campanha e ao longo deste mês vem realizando uma série de atividades voltadas para a conscientização e promoção da saúde mental das mães.
 
Além de palestras e rodas de conversa nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do município, o Polo de Saúde Agostinho promove encontros semanais, em grupo ou individual, de Planejamento Familiar.
 
O atendimento é coordenado pela psicóloga Tairine Mendonça e acontece às quintas-feiras, das 8h às 11h. Para participar, basta procurar o setor de Psicologia do Polo de Saúde.
 
"Essa luta não é só pelas mães, mas também pelas crianças que sofrem e são impactadas diretamente por tais condições. Mães vivendo com depressão apresentam menos estímulos sensoriais, cognitivos e afetivos aos filhos. Por isso, esse acompanhamento oferecido pela Prefeitura é tão importante. É uma oportunidade para trocar experiências e de mostrar que elas não precisam adoecer em silêncio", disse a psicóloga Tairine Mendonça.

(*) Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »