26/05/2023 às 12h10min - Atualizada em 26/05/2023 às 12h10min

Energisa recupera energia suficiente para abastecer a cidade de Laranjal

Quase 450 mil quilowatt-hora foram consumidos ilegalmente. Essa energia é suficiente para abastecer 3.461 unidades consumidoras, o que equivale à cidade de Laranjal.

Comunicação Social Energisa
Cerca de 300 ligações irregulares, os famosos ‘gatos de energia’, já foram identificadas este ano pela Energisa Minas Rio nos 67 municípios da área de concessão: 65 em Minas e dois no estado do Rio de Janeiro. Essas fraudes geraram um prejuízo estimado em aproximadamente R$ 448 mil. Quase 450 mil quilowatt-hora foram consumidos, o que seria suficiente para abastecer 3.461 residências por um período de 30 dias.
 
Os furtos de energia prejudicam a população, pois afetam o fornecimento de energia e a arrecadação de impostos. Outro problema é que as ligações irregulares, em sua maioria, são feitas por pessoas sem conhecimento técnico, que utilizam materiais inadequados e, muitas vezes, ocasionam em riscos de rompimento de cabos e/ou acidentes como choque elétrico.
 
Vale ressaltar ainda que as ligações clandestinas trazem prejuízos para o setor elétrico e consumidores, além de acidentes para quem realiza a ligação, já que pode ocasionar um choque elétrico e danificar a rede de distribuição de energia ou podendo até causar um incêndio.
 
“Quando os furtos são combatidos e a energia é recuperada, nós conseguimos realizar melhorias importantes para toda a população. Por isso, precisamos combater o furto e a população tem um papel fundamental, denunciando esses crimes. Furtar e fraudar energia é crime, previsto no Código Penal Brasileiro. Caso suspeite desse tipo de prática, o cliente pode denunciar de forma anônima. A denúncia pode ser feita pelo Call Center 0800 032 0196 (ligação gratuita) e nas agências de atendimento”, explica o coordenador de Combate a Perdas da Energisa Minas Rio, Luiz Eduardo Mendes.
 
Crime

Furtar e fraudar energia é crime, previsto no Código Penal Brasileiro. O responsável pelo ato pode ser condenado a até quatro anos de prisão, além de ter que pagar retroativamente os valores referentes à energia desviada, acrescidos de multa e podendo ter o serviço suspenso.
 
A denúncia da irregularidade pode ser realizada por meio dos canais de atendimento. A identidade de quem denuncia é mantida em total anonimato.
 
Canais de atendimento:
  • WhatsApp (GISA): gisa.energisa.com.br
  • Aplicativo Energisa On
  • Call Center 0800 032 196 (ligação gratuita);
  • Site www.energisa.com.br em Serviços Online > Mais Serviços > Denuncie Furto de Energia.
 
 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »