18/06/2023 às 14h51min - Atualizada em 18/06/2023 às 14h51min

Agência da Previdência Social em Leopoldina tornou-se um elefante branco

Prédio já foi cogitado para sediar o Fórum e a Câmara Municipal ou instalações da Prefeitura.

Luiz Otávio Meneghite
O majestoso prédio de três andares localizado na rua Doutor Antônio de Oliveira Guimarães nº 26 (Foto Luciano Baía Meneghite)
O majestoso prédio de três andares localizado na rua Doutor Antônio de Oliveira Guimarães nº 26 – esquina com avenida Getúlio Vargas, em Leopoldina, num dos locais mais valorizados da cidade, que é sede da Agência de Previdência Social (INSS) com o passar do tempo, a perda de funcionários por aposentadoria sem a admissão de novos servidores e a introdução de atendimentos virtuais, tornou-se um elefante branco.

O funcionamento atual limita-se parcialmente ao andar térreo com pouquíssimos funcionários que se desdobram para atender bem ao público. Para se ter uma noção da precariedade no atendimento, apenas uma médica perita está lotada na agência de Leopoldina e o agendamento de atendimento é muito estendido com muitas pessoas sendo encaminhadas para outras cidades onde o problema também existe, mas é menor do que em Leopoldina.

Os contribuintes do INSS que se afastam do trabalho para tratamento de saúde ficam prejudicados com o atraso no início do pagamento do benefício causando transtornos em suas vidas já abaladas pela doença em si.

Apuramos que os dois andares superiores já não funcionam e poderiam estar servindo para outras repartições públicas em benefício da população. O prédio, anos atrás, já foi cogitado para a instalação do Fórum da Comarca e da Câmara de Vereadores, antes de ambos conquistarem suas atuais sedes próprias.

Em recente conversa com o prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz, testemunhada pelo vice-prefeito Antônio Carlos Martins Pimentel e pelo chefe de gabinete Carlos Odilon Moraes, dei-lhe conhecimento da atual situação da Agência do INSS e ele mostrou-se interessado pelo assunto.

Acredito que no local possa funcionar, por exemplo, a UAI Compartilha, atualmente instalada em prédio alugado, sem prejuízo dos atuais serviços prestados pela Previdência Social naquele enorme prédio onde está hoje. É bom lembrar que o patrimônio pertence à União e não acredito que coloquem dificuldades para cedê-lo ao Município.
 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »