23/06/2023 às 08h28min - Atualizada em 23/06/2023 às 08h28min

Carga e descarga tumultua o trânsito e prejudica comércio e serviços no centro

Nos horários de entrada e saída de escolas, com o aumento transporte coletivo e vans escolares nas ruas, o tumulto aumenta em vários pontos

Luiz Otávio Meneghite
Caminhão de entrega atravancando o trânsito na rua Barão de Cotegipe (Foto de Luciano Baia Meneghite em 22-05-2023)
Quem se atreve a trafegar pelas ruas do centro de Leopoldina em dias úteis, com certeza já se deparou com as cenas que mostram as fotos que ilustram esta matéria. Os registros foram feitos nos últimos dias, nas ruas Barão de Cotegipe e João Lamarca em pontos permitidos para carga e descarga como está escrito nas placas instaladas em postes assentados nas duas vias públicas.

Reclamações partidas de proprietários de pequenos negócios, nos ramos de comércio e serviços, dão conta de que além de tumultuar o trânsito causando retenção no fluxo de veículos, os grandes veículos transportadores de cargas também impedem a visibilidade de seus negócios por quem passa no centro. Desta forma, uma vez que suas instalações não são vistas eles são prejudicados.

O problema é mais frequente no centro, mas não é só ali que acontecem. Nos horários de pico de entrada e saída de escolas, com o aumento da presença de ônibus de transporte coletivo e vans escolares, o tumulto aumenta em vários pontos, principalmente próximo a estabelecimentos escolares.


Rua João Lamarca -
(Foto de Luciano Baia Meneghite em 22-06-2023)

Hoje, na metade do dia, assisti a uma cena num bairro afastado do centro, mas bem movimentado em função do horário. Uma van escolar estacionada na curva de uma rua estreita, como são a maioria das vias da cidade, fez com que um caminhão de entrega de bebidas que tentava estacionar próximo a um restaurante, ficasse com uma de suas laterais agarrada nos galhos de um oitizeiro e, por mais que o condutor manobrasse, mais tempo o trânsito ficou retido nos dois sentidos, já que se tratava de uma via de mão dupla.

Sabemos que autoridades estão se reunindo à procura de uma solução e ousamos insistir na adoção do estacionamento rotativo nas ruas do centro e o fim de privilégios para transportadores de valores e carros oficiais. O estudo de uma limitação de horários nos pontos de carga e descarga também ajudaria. Quem sabe a criação de um porto seco para estacionamento de caminhões de carga maiores, de onde seria feita a distribuição e entrega em veículos de menor porte. É uma ideia a ser avaliada.


(Foto de Luciano Baia Meneghite em 22-06-2023)


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