27/06/2023 às 10h50min - Atualizada em 27/06/2023 às 10h50min

Chácara do Desengano

Luciano Baía Meneghite
Acervo da Chácara do Desengano S A
A Chácara do Desengano localizada bem próxima ao Centro de Leopoldina, foi fundada como Sociedade Anônima em 1949, tendo como principal atividade a criação de gado de leite. Na verdade, sua origem é mais antiga. Foi residência do Dr. Custódio Monteiro Ribeiro Junqueira, médico, político, ex-Agente Executivo Municipal (Equivalente a Prefeito) que a adquiriu em 1907.

O livro “Nossas ruas Nossa Gente” publicado pelos colunistas do jornal Leopoldinense José Luiz Machado Rodrigues e Nilza Cantoni, conta o seguinte:

 “A Fazenda Desengano foi formada por Maria do Carmo Monteiro de Barros e seu marido João Ferreira da Silva, em terras adquiridas em 28 de abril de 1834, de Francisco Pinheiro de Lacerda por Manoel José Monteiro de Barros Filho. Pertenciam a esta fazenda as terras ocupadas pela estação da estrada de ferro, conforme registra Luiz Eugênio Botelho em seu livro “Leopoldina de Outrora” e boa parte do que hoje forma o centro da cidade e os bairros Meia Laranja, Bela Vista e São Cristovão.

A história mais antiga destas terras começa com Fernando Afonso Corrêa de Lacerda. Fernando Afonso recebeu uma sesmaria a 13/10/1817, no Córrego do Feijão Cru, Distrito de Santo Antônio do Porto de Ubá, Termo de Barbacena conforme códice SC363, página 190-v e Jerônimo recebeu sesmaria com a mesma localização a 14/10/1817, conforme códice 363, página 192-v.


Estas duas sesmarias foram divididas e vendidas pelos irmãos Francisco e Romão Pinheiro de Lacerda a diversos dos primeiros moradores da região.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »