29/06/2023 às 14h43min - Atualizada em 29/06/2023 às 14h43min

Yussef Salomão vai receber o Prêmio Buritis como destaque da Cultura Goianiense

Ele possui fortes ligações afetivas com Leopoldina, cidade onde passou sua infância e adolescência estudando no Colégio Imaculada Conceição.

Luiz Otávio Meneghite
Yussef Daibert Salomão de Campos (Divulgação)
O Professor Yussef Daibert Salomão de Campos, da Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás, receberá o Prêmio Buritis como destaque da Cultura Goianiense 2023, em um evento que ocorrerá no Teatro Goiânia, na próxima quarta-feira, dia 5 de julho, às 19:00 horas.

O Prêmio Buritis é concedido aos destaques da cultura goianiense e o evento é promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de Goiânia e pelo Conselho Municipal de Cultura, com o suporte da Prefeitura de Goiânia. A entrada para o evento é franqueada ao público convidado.

Yussef possui fortes ligações afetivas com Leopoldina, cidade onde passou sua infância e adolescência estudando no Colégio Imaculada Conceição. Seus pais são a saudosa médica Dra. Maria Consuelo e o médico Dr. Iano Salomão de Campos, que ainda reside em Leopoldina.

Em termos acadêmicos, Yussef possui um doutorado em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora e um mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul. Além disso, ele é graduado em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora e possui especialização em Gestão do Patrimônio Cultural pelo Granbery e PERMEAR, em Juiz de Fora-MG.

Sua pesquisa é focada no patrimônio cultural, explorando a relação entre História, Memória e Identidade, bem como suas nuances jurídicas. Durante seu mestrado, Yussef participou como bolsista da CAPES do projeto "Perspectivas Teóricas sobre el Patrimonio Material e Inmaterial en Sudamerica (Brasil y Argentina)", que resultou da cooperação acadêmica entre os programas de pós-graduação em Economia Política de la Cultura, Estudios sobre Producciones Culturales y Patrimonio de la Facultad de Filosofia y Letras (ICA/FFyL) da Universidad de Buenos Aires (UBA), e em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas.

Ele também colaborou como co-organizador e autor nas edições 35 e 36 da Revista do Patrimônio, em comemoração aos 80 anos do IPHAN. Yussef é membro do ICOMOS (International Council of Monuments and Sites) e do IBDCult (Instituto Brasileiro de Direitos Culturais), além de liderar o grupo de pesquisa CNPq LUPA - Lugares e Patrimônios.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »